A STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) alterou o tipo de veículos que circulam na linha 700, que faz a ligação entre o Bolhão e S. Martinho do Campo (Valongo).
A partir desta semana esta linha passa a estar afeta à Recolha de Francos onde estão parqueados os autocarro movidos a gás natural e os eBus, autocarros elétricos com zero emissões poluentes.
Esta medida em nada altera o serviço partilhado entre a STCP (com a linha 700) e a ValpiBus (com a linha V94).
Assim, passam a ser duas as linhas do concelho de Valongo ligadas a esta recolha: 700 e a linha 704 que liga a Codiceira (em Alfena) à Boavista.
Foto: página do Facebook “Autocarros do Porto”.
Como sempre, a STCP a tentar iludir com supostas melhorias de serviço os seus utentes e passageiros. Esta linha foi iniciada pela carreira X Aliados-Valongo,com autocarros confortáveis de dois pisos Leyland. Posteriormente, com a chegada dos Volvo esta extensa linha 94 tornou-se desconfortável para um percurso tão longo de pouca oferta de lugares sentados. Com a Valpi a assegurar a linha V94, entendeu-se que o fluxo de passageiros era tanto, que a STCP voltou a fazer das suas. Com a chegada dos magníficos MAN DD ( série 2951/2965) tinha finalmente viaturas de grande capacidade para transportar os seus passageiros em segurança e com conforto assinalável.57 lugares sentados no piso superior, 34 no inferior e ainda para os que gostam de viajar em pé mais 36 num total de 127 lugares. Para tal lançou com este argumento a linha 700 mas rapidamente os 15 DD se descobriu serem poucos para tal linha e agora praticamente estão na linha 500 por razões mais turísticas que outras, ansiosos por acabar com estes magníficos veículos que ainda são utilizados na 701 para Codiceira e por vezes na 800 para Gondomar. Vamos ser sérios! Um autocarro a gás é igualmente poluidor, menos que os diesel, claro, os e-bus têm autonomia tão pequena(150km) que arriscam ser uma dor de cabeça para gerir a frota diariamente! Ficam é mais baratinhos para a STCP que troca a circulação dos diesel da Via Norte, com já 20 anos,fartos de avariar e circular de tampa aberta, por alguns mais recentes e se calhar aquando do incidente do Cítaro 2181 que ardeu após serviço nessa linha( 700 ) se chegou a algumas “conclusões”…!A STCP deve investir em autocarros de dois pisos elétricos como Londres tem vindo a fazer com mais autonomia ( a BYD garante mais de 300 kms). Conquista e seduz passageiros porque ninguém vai trocar o conforto do seu pópó para ir de pé desde Campo até ao Bolhão ou vice versa! Sejam sérios e respeitadores, só assim conseguem convencer os comodistas a deixarem o carro em casa e a utilizar autocarros de dois pisos onde sabem que irão sentados e sem carteiristas à espreita! Deixem-me ainda referir que são muito fracos os atuais autocarros e-bus,com carroçarias muito frágeis e o 1301 ainda há bem pouco parecia uma árvore de natal com as luzes interiores a piscar e a bandeira eletrónica de destino desligada indiciando problemas elétricos e suspensão muito fraquinha em piso de paralelo. Se acham que é assim que conquistam a preferência, continuem que vão bem, depois de terem cometido um erro histórico em que acabaram com uma frota de 126 troleicarros, este erro nos dias de hoje seria inadmissível !!! Para terminar referir que a encomenda inicial era para substituir a frota diesel que referi mas a STCP que diga a verdade porque teve de optar por substituir já os man a gás de 2000, porque as botijas dos reservatórios estão a expirar o seu prazo de validade e antes que um azar aconteça como sucedeu ao 1127 articulado com apenas 5 anos, que ardeu em 2012 na Circunvalação e do qual nunca ouvi nada a comentar, nem a STCP nem a MAN tendo ficado ambos muito mal neste incidente e a viatura nunca foi substituída, o que é estranho…! Só mais um aparte. Empresas de autocarros devem ser geridas por quem sabe, percebe e gosta mesmo de autocarros, não correndo o risco de comprar de viaturas que não passam debaixo de certos viadutos!