De 20 a 25 de abril: Festival Transeuropa passa por Valongo

O TRANSEUROPA chega ao Porto com uma miríade de  alternativas para a Europa 

Descolonizar, Descarbonizar, Democratizar são os eixos de um  Festival de arte e política que convida ao diálogo e à participação   

O Festival Bienal das Alternativas Europeias celebra a sua nova edição de 20 a 25 de  abril, sob o tema “Decolonize, Decarbonize, Democratize,” em cooperação com  parceiros locais, tais como a Cooperativa Árvore, a Universidade do Porto, a  Universidade Lusófona do Porto, a Livraria Aberta e o Município de Valongo.

O TRANSEUROPA propõe uma série de conferências, workshops, exposições artísticas,  performances, exibições, concertos e debates políticos. Numa época marcada pela crise  climática, pela desigualdade e pela discriminação dos grupos minoritários, o  Transeuropa Festival abre espaços para reconhecer a agência dos cidadãos para tomar  medidas e redefinir o espaço que ocupamos no mundo. Com uma curadoria coletiva e  com atenção a uma pluralidade de vozes, o nosso programa participa ativamente na  desconstrução de espaços de opressão e trabalha na construção de espaços de  liberdade e imaginação, para construir alternativas viáveis e de longo prazo. 

Organizado pela Alternativas Europeias e pelo Forum Demos, em colaboração com  muitos outros parceiros, o Festival oferece uma contranarrativa aos discursos  dominantes de crise e ameaça do desconhecido. Através da arte, cultura e práticas  inovadoras, o TRANSEUROPA propõe espaços de diálogo e aprendizagem, onde  centenas de ativistas de diferentes países europeus podem trocar ideias com cidadãos  locais. 

Oradores 

Durante cinco dias, oradores nacionais e internacionais participarão no  TRANSEUROPA. Entre eles, a artista ciborgue Moon Ribas, a professora Enikő  Vincze, a cineasta Serena Vittorini, o fundador do IEEI Álvaro Vasconcelos, entre muitos outros. 

Exposições, arte e pensamento 

No âmbito do TRANSEUROPA, a Cooperativa Árvore acolherá as exposições da  plataforma Room to Bloom e do coletivo de artistas locais Plataforma UMA. Ambas as  exposições serão inauguradas na presença dos artistas no dia 21 de abril. Além disso,  no Jardim Botânico, o Porto acolherá duas exposições do Grupo EducAR. 

Workshops & Assembleias 

Nos dias 21 e 22 de abril, terá lugar workshop de cerâmica e pintura de azulejos e no  dia 24 de abril, a Galeria da Biodiversidade acolherá workshops que abordarão questões  de consumo local e verde. Durante o TRANSEUROPA terão lugar assembleias cidadãs no Porto e em Valongo, em que os cidadãos discutirão temas importantes que giram em  torno das alterações climáticas, feminismo, solidariedade e democracia. As assembleias  são organizadas pelo Forum Demos, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo,  pela Coligação Citizens Take Over Europe, a Academy of Migrant Organizing, entre  outros.

15 anos em toda a Europa 

Desde 2007, o TRANSEUROPA tem evoluído como um festival artístico, cultural e  político organizado transnacionalmente pelas Alternativas Europeias (AE). As AE são uma organização da sociedade civil que trabalha em todo o continente para promover a  cultura, a igualdade e a democracia para além do Estado-nação. Durante a última  década, o TRANSEUROPA tem funcionado de forma descentralizada, organizando  encontros simultâneos em dezenas de cidades europeias, em paralelo com um  momento de destaque, o Festival, numa grande cidade. 

Mais informações sobre o Festival: