Já estão em curso as obras de requalificação do Espaço da Feira Envolvente ao Mercado de Ermesinde.
O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, acompanharam o início dos trabalhos que incluem a substituição dos pavimentos existentes por materiais que irão promover melhor acessibilidade pedonal. Serão também corrigidas as irregularidades causadas pelas raízes das árvores existentes e melhorada a organização do espaço.
Resultará desta intervenção uma praça ampla, sem diferenciação do espaço destinado ao peão e ao carro, criando-se uma zona de coexistência. Para tal será instalada sinalização adequada e serão criadas sobrelevações na aproximação às entradas na praça. Estas obras foram adjudicadas por 231.265,65€ +IVA e o prazo de execução é de 180 dias.
“Com esta intervenção, estão criadas as condições para que este local possa ter outro tipo de utilizações, designadamente de âmbito cultural e desportivo, entre outros eventos que dinamizem este espaço central, envolvendo a população que assim poderá usufruir em pleno de um espaço público renovado e inclusivo”, salienta José Manuel Ribeiro. Entretanto, estão também a decorrer as obras de reabilitação do edifício do Mercado, tendo os vendedores permanentes sido realojados em estruturas pré-fabricadas.
A Empreitada de reabilitação do edifício do Mercado de Ermesinde contempla a remoção do revestimento da cobertura em chapas de fibrocimento e policarbonato e a sua substituição por chapas sandwich com núcleo de lã de rocha e chapas de policarbonato alveolar, respetivamente.
As fachadas exteriores serão tratadas eliminando fissuras e destacamentos de betão com técnicas e materiais adequados. Como revestimento final das paredes exteriores será aplicado o sistema ETICS (isolamento térmico) sendo reforçado e revestido a azulejo no lambrim, em zona idêntica à existente atualmente, pintando os restantes panos. No interior do edifício, um dos armazéns atuais será dividido e num dos espaços será instalado o wc para pessoas de mobilidade reduzida.
Ao nível dos pavimentos interiores serão construídas duas rampas de acesso para facilitar a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida através dos diferentes níveis de pavimento do piso zero.
Para João Morgado, presidente da Junta de Ermesinde, “este é um momento feliz. A Câmara e a Junta criaram, há cerca de um ano, um grupo de trabalho, com a finalidade de requalificar o espaço do mercado, o seu exterior e o seu interior, espaço da feira e áreas envolventes. Tudo está a decorrer conforme pensado.
Esta é uma obra de requalificação idealizada desde o primeiro mandato, mas que a pandemia atrasou. Estamos satisfeitos por cumprir uma promessa, com cerca de vinte anos, que vai ao encontro dos desejos dos fregueses e dos feirantes”.
