A DAMIRA, Pão Quente e Confeitaria, abriu portas há exatamente 26 anos. Foi no dia 14 de abril de 1996 que João Ribeiro cumpriu o seu sonho de inaugurar em Ermesinde, um estabelecimento de excelência e que foi, ao longo dos anos, tendo um crescimento sustentado.
Hoje a gestão da DAMIRA é feita a três, continua o pai João Ribeiro, mas está a haver uma natural transição para os filhos Ana Ribeiro e João Ribeiro.

A DAMIRA tem na frase motivadora “Da nossa família para a sua” um lema a seguir.
Refere ao Jornal Novo Regional Ana Ribeiro que “somos uma empresa familiar e queremos transmitir esta ideia de proximidade aos nossos clientes”.
Ana diz ao JNR que “a Damira foi tendo um crescimento gradual, embora esta fase seja meio esquisita. Primeiro foi a pandemia, agora a inflação, mas estamos firmes. Esta fase permite experimentar novas técnicas de forma a podermos ir de encontro aos clientes”.
Estas dificuldades acontecem por exemplo com o Pão de Ló. Nesta altura da Páscoa, o Pão de Ló, o Pão de Ló de Ovar e outros, que são feitos à base de ovos têm de ser vendidos a preço superior ao desejado devido ao aumento do custo dos ovos.
No sentido de ir ao encontro dos clientes a DAMIRA apostou em produtos Vegan. Em 2019 a empresa foi certificada pela Aliança Animal e desde então que existe uma vasta opção de escolha de artigos doces e salgados cem por cento vegetais. A Damira tem versões vegan de bispos, natas, queques, bola de Berlim, folhados de alheira e muitos outros produtos.
A aposta na defesa do ambiente tem sido também uma constante, com várias alterações nos sacos e embalagens.
O sucesso da Damira tem também a ver com uma equipa dedicada e competente. Ana Ribeiro explica do JNR que “temos a noção de que o êxito também se deve à equipa que temos. O padeiro, por exemplo, trabalha connosco desde o dia da abertura, ou seja, há 26 anos. Em 2017 conquistamos o prémio Melhor Pão de Portugal, conhecido por Pão Campeão. Para além disso temos um ajudante de padeiro, dois pasteleiros e duas ajudantes de pasteleiro”.
Para além dos produtos ditos normais numa pastelaria e padaria, a DAMIRA aposta em produtos novos. Exemplo disso mesmo são as bolachas decoradas com glacé ou pasta de açucar, com trabalho artesanal de modelagem e pintura. Outro exemplo são os cakesicles, ou seja gelado de chocolate com bolo de recheio.
Questionada sobre o futuro e sobre a possibilidade de abertura de mais espaços, Ana Ribeiro responde ao JNR com precaução. Refere que “já pensamos nisso, mas eu tenho algum receio de que esta loja possa perder qualidade com a abertura de outra. Mas é claramente uma hipótese provável, mas sempre com os pés assentes no chão.
Acerca da resposta positiva dos clientes, Ana Ribeiro afirmou ao JNR que “é bom sentirmos o carinho das pessoas que reconhecem o nosso trabalho e nos estimulam a fazer mais e melhor. Tenho tido uma preocupação devido ao nível etário dos nossos clientes, é uma população algo envelhecida e os gostos têm tendência a alterar-se com os mais jovens. Por isso a nossa aposta em criar coisas novas, novos produtos, naturalmente com uma clara aposta na inovação”.
Menu Especial Aniversário
Neste dia de aniversário (14 abril), a DAMIRA preparou um Menu de Almoço Especial, traduzido em Arroz de Cabidela, Bacalhau à Zé do Pipo e Muqueca de Legumes. No final haverá para todos os clientes uma fatia do bolo de aniversário, naturalmente cantando-se os parabéns à DAMIRA







