Município de Valongo compra prédios inacabados de Mirante dos Sonhos para arrendar a preços acessíveis

O ato público da outorga da escritura de aquisição, pelo Município de Valongo, ao IRU – Instituto de Reabilitação Urbana, IP., realizou-se esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Valongo.

Os dois prédios inacabados, abandonados e em degradação desde 2001, em Ermesinde, vão finalmente ter um futuro risonho. A Câmara de Valongo adquiriu oficialmente as 44 frações do Empreendimento de Habitação Social Mirante de Sonhos e vai investir cerca de 6 milhões de euros para as obras de reabilitação para posteriormente arrendar a um preço acessível.

Desde que se iniciou o ciclo governativo, em 2013, “a Câmara Municipal de Valongo foi alertando ao longo dos anos o IHRU para aquela situação, tendo desde logo manifestado disponibilidade para encontrar uma solução”, referiu o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro.

O autarca socialista assume ainda que esta “formalização da aquisição destas habitações é mais uma etapa decisiva para se resolver um problema com décadas”, pois só é possível intervir com a “propriedade plena dos imóveis”.

O concurso público será “lançado em breve” e assim que concluídas, as 44 casas “serão atribuídas em regime de renda apoiada às famílias mais carenciadas do concelho inscritas na lista de espera para habitação”, concluiu José Manuel Ribeiro.

O investimento será totalmente no âmbito do Programa 1.º Direito – Investimento RE-CO2-i01 ”Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

PUB