15 famílias de Valongo vão passar o Natal em nova casa

A Câmara Municipal de Valongo entregou mais 15 habitações sociais, para realojar condignamente nesta quadra natalícia e em plena pandemia mais 34 pessoas.
O ato público de entrega das chaves foi presidido por José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, e realizou-se no dia 18 de dezembro no Auditório Dr. António Macedo (Avenida 5 de Outubro – C.C.C. Vallis Longus), onde foram cumpridas as normas de saúde pública em vigor.

José Manuel Ribeiro apelou aos beneficiados que “tratem bem” das habitações e lembrou que esta ação se trata de um esforço de toda a comunidade através dos seus impostos.

No atual ciclo governativo, já foram entregues 161 casas municipais com arrendamento apoiado, tendo sido realojadas no total 432 pessoas, o que representa um investimento público superior a um milhão de euros, em obras de reabilitação dos imóveis. Cada intervenção custa em média 8.000€. Em 2020, este investimento foi de 93.952,13€.

Apesar de não dispor de casas em número suficiente para as necessidades do concelho, a Autarquia através da Empresa Municipal Vallis Habita esforça-se por dar resposta aos casos mais dramáticos de uma lista com mais de 500 agregados familiares inscritos para habitação social.

No total, o Município dispõe de 1098 habitações sociais em regime de arrendamento. As entregas de casas só podem realizar-se à medida que as habitações vão sendo desocupadas pelos anteriores moradores. Entretanto, é necessário realizar obras de recuperação em cada casa deixada vaga pelos anteriores ocupantes.