Atenção: passagem de ano com aviso amarelo e laranja em Valongo, Gondomar, Maia e Paredes

Se está a pensar comemorar a chegada de 2023 na rua, preste atenção. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento do tempo nas últimas horas de 2022 e nas primeiras de 2023 por todo o país. Valongo, Gondomar, Maia e Paredes estarão sob aviso amarelo este sábado e laranja no domingo, o primeiro dia do novo ano.

As previsões apontam para chuva persistente e forte a partir das 18.00 de sábado 31 e o cenário deve piorar depois da entrada no novo ano. A partir da meia noite, o aviso passa a laranja, pelo menos até ao meio dia (12.00).

Além da chuva, é esperado vento forte, com rajadas até aos 80 km/h entre as 21.00 de sexta-feira e as 09.00 de sábado, dia 31. O vento mantém-se no primeiro dia do ano, com rajadas que podem ir até aos 85 km/h até às 15.00.

Este é o cenário previsto para todo o distrito do Porto, incluindo os municípios de Valongo, Gondomar, Maia e Paredes. O estado do tempo deverá melhorar a partir de segunda-feira, dia 2, em todos estes territórios. Até lá, não saia de casa sem guarda-chuva.