Valongo, Gondomar, Maia e Paredes com agravamento do tempo nos próximos dias

O estado do tempo vai agravar-se nas próximas horas. Assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deixou sob aviso laranja para esta segunda-feira os concelhos de Valongo, Gondomar, Maia e Paredes, que ficam em alerta vermelho até quarta-feira.

Os próximos dias prometem rajadas de vento muito fortes, chuva também forte e uma descida acentuada da temperatura, que traz a possibilidade de queda de neve. Estes são os cenários projetados pelo IPMA para os próximos dias que podem afetar os quatro municípios acompanhados pelo Jornal Novo Regional.

O pior período em relação à chuva forte, que se deverá fazer sentir “em especial em zonas montanhosas”, prevê o centro meteorológico, será a partir da meia noite de hoje e até às 03.00 de terça-feira 17. O vento pode ir até aos 85 quilómetros por hora ou aos 100 km/h nas terras mais altas, principalmente entre as 21.00 de hoje e as três da manhã de terça-feira.

No que à neve diz respeito, o período mais crítico deve começar amanhã às 06.00 e terminar pelas 03.00 da manhã de quarta-feira 18. Espera-se que possa nevar “acima de 800/1000 m, descendo a cota para os 500/700 m, com acumulação acima dos 800 m, que poderá ser superior a 10 cm”, descreve o IPMA.