Gostava de ter um impacto positivo na floresta, mas não sabe como? A primeira ação de voluntariado de 2023 do projeto FUTURO, na Serra de Santa Justa, em Valongo, é uma boa oportunidade. Acontece já no próximo sábado 21 entre as 09.00 e as 12.30.
A ideia da atividade é controlar as plantas invasoras, como a tintureira e a acácia, “que estão em expansão numa área plantada com nativas na época 2021/22”, explica a organização. Assim, entre as tarefas desta ação de voluntariado, estão a remoção dos protetores das árvores plantadas em ações anteriores e bem desenvolvidas e a substituição das árvores que não sobreviveram à plantação.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online através do preenchimento de um formulário. Quando se aproximar a data do evento, a organização envia mais informação para o email, nomeadamente, sobre a localização exata da ação. Note-se que o transporte fica a cargo dos voluntários.
Para a organização, “esta ação de controlo é fundamental para promover o melhor desenvolvimento do bosque nativo que cresce nesta parcela de Santa Justa”. Note-se que esta é uma atividade do European Green Leaf 2022, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto (AMP) e executada pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com o CRE.Porto, uma rede de educação-ação da Universidade Católica com a AMP.
