“Jornadas Mundiais da Juventude” em Valongo este fim de semana

Peregrinação dos Símbolos no Porto

Depois de Paredes, é a vez de Valongo acolher a Peregrinação dos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. A procissão chega ao concelho no sábado 29 e alarga-se a domingo 30 e passa por pontos como a Igreja Matriz de Valongo, a Igreja Paroquial de Ermesinde ou o Largo do Passal em Sobrado.

A Peregrinação dos Símbolos – que transporta a Cruz Peregrina e o ícone de Nº Sº Salus Populi Romani – tem início no sábado 29, às 15.00, na Igreja Matriz de Valongo. De lá partem em direção à Igreja Matriz de Campo, onde devem chegar às 16.30. Às 18.00 é feita uma oração no Largo do Passal, freguesia de Sobrado.

Ainda no sábado 29, às 21.00, faz-se uma vigília na Igreja Paroquial de Alfena e depois a peregrinação segue para a Igreja Paroquial de Ermesinde, terminando na Igreja do Bom Pastor às 23.30. 

O cartaz do evento em Valongo

No domingo 30, as cerimónias acontecem em Ermesinde. Às 11.00 está prevista uma missa na Igreja do Bom Pastor e às 14.00 a peregrinação parte a pé até ao Seminário Menor Bom Pastor. À chegada ao Santuário de Santa Rita, prevista pelas 14.30, a peregrinação vai contar com a presença do Bispo da Diocese do Porto, Manuel Linda. Assim termina a passagem das Jornadas Mundiais da Juventude no concelho de Valongo.

Recorde-se que as “Jornadas Mundiais da Juventude” são um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. O evento começou a realizar-se em 1986 depois de, em 1984, o Papa João Paulo II ter entregue símbolos da peregrinação a um grupo de jovens. 

Qualquer uma destas atividades é de participação livre. A Vigaria de Valongo convida a população a participar, esclarecendo que “tudo o que precisam é de uma camisola da cor do tema desta JMJ”.