Depois de Paredes, é a vez de Valongo acolher a Peregrinação dos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. A procissão chega ao concelho no sábado 29 e alarga-se a domingo 30 e passa por pontos como a Igreja Matriz de Valongo, a Igreja Paroquial de Ermesinde ou o Largo do Passal em Sobrado.
A Peregrinação dos Símbolos – que transporta a Cruz Peregrina e o ícone de Nº Sº Salus Populi Romani – tem início no sábado 29, às 15.00, na Igreja Matriz de Valongo. De lá partem em direção à Igreja Matriz de Campo, onde devem chegar às 16.30. Às 18.00 é feita uma oração no Largo do Passal, freguesia de Sobrado.
Ainda no sábado 29, às 21.00, faz-se uma vigília na Igreja Paroquial de Alfena e depois a peregrinação segue para a Igreja Paroquial de Ermesinde, terminando na Igreja do Bom Pastor às 23.30.

No domingo 30, as cerimónias acontecem em Ermesinde. Às 11.00 está prevista uma missa na Igreja do Bom Pastor e às 14.00 a peregrinação parte a pé até ao Seminário Menor Bom Pastor. À chegada ao Santuário de Santa Rita, prevista pelas 14.30, a peregrinação vai contar com a presença do Bispo da Diocese do Porto, Manuel Linda. Assim termina a passagem das Jornadas Mundiais da Juventude no concelho de Valongo.
Recorde-se que as “Jornadas Mundiais da Juventude” são um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. O evento começou a realizar-se em 1986 depois de, em 1984, o Papa João Paulo II ter entregue símbolos da peregrinação a um grupo de jovens.
Qualquer uma destas atividades é de participação livre. A Vigaria de Valongo convida a população a participar, esclarecendo que “tudo o que precisam é de uma camisola da cor do tema desta JMJ”.
