Valongo no top 10 nacional da Bandeira Verde ECOXXI

Valongo é um dos 10 melhores municípios do país na iniciativa Bandeira Verde ECOXXI, na edição de 2022. A cerimónia de divulgação dos resultados do programa Bandeira Verde ECOXXI acontece esta quinta-feira 27, no Fórum Cultural de Ermesinde.

De acordo com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), entidade promotora do ECOXXI, os municípios “serão reconhecidos pelas boas práticas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade aferidas através de 21 indicadores e mais de 70 subindicadores que contribuem para medir o grau de concretização dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. São avaliadas diferentes áreas como educação ambiental, energia ou obras públicas, por exemplo.

Em 2022, candidataram-se a este prémio 59 municípios, um número superior às edições anteriores e que representa 19% dos municípios portugueses. Com base na análise feita a estas candidaturas, serão entregues 54 Bandeiras Verdes, ou seja, 91% dos municípios participantes vão ser reconhecidos pelas atividades desenvolvidas. 

Considerando as avaliações finais que resultam dos 21 critérios em análise, a ABAE elencou os 10 melhores municípios do país, nos quais se encontra Valongo. Juntam-se ao “top 10” os municípios de Pombal, Santo Tirso, Torres Vedras, Águeda, Braga, Oeiras, Sintra, Lousã, e Leiria.