Natal em Valongo. “É possível festejar a quadra com sustentabilidade”, defende autarca

As iluminações de Natal do concelho de Valongo, onde se inclui a maior árvore de Natal do país, no Parque Urbano de Ermesinde, já brilham. Este ano, o Município garante uma redução do consumo energético de 56,93% com as iluminações festivas.

Em notícia publicada no site oficial, a Câmara Municipal de Valongo explica como conseguiu manter a decoração luminosa nesta quadra festiva, que inclui iluminação de rua e decoração nos equipamentos municipais, a maior árvore de Natal do país e a bola gigante na Praça Machado dos Santos: “a iluminação foi reduzida no número de horas diárias (menos duas do que em 2021) e estará ligada durante 41 dias, de 29 de novembro a 8 de janeiro (menos 27 dias em relação ao ano anterior). Assim, no total, a iluminação natalícia permanecerá ligada 205 horas (menos 271 horas, em relação ao ano anterior)”, lê-se.

“De salientar que sempre foi utilizada tecnologia LED de baixo consumo. Desta forma, é possível cumprir as medidas de poupança energética, sem prescindir da alegria e do encanto do Natal nas cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e Sobrado”, conclui a autarquia.

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, defende que “é possível festejar a quadra com sustentabilidade”, até porque é essa a expectativa da comunidade. O autarca refere ainda que “esta aposta estimula a dinamização da economia local, sobretudo o comércio de rua, pois além de permitir que a população permaneça no concelho e consuma localmente, também chama visitantes de fora”.

Além das iluminações, há muito mais para ver e fazer nesta quadra natalícia no concelho de Valongo. A programação completa das Aldeias de Natal e restantes atividades pode ser consultada online.