O mau tempo previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deixou todos os concelhos do país, exceto Bragança, em alerta. Valongo, Gondomar, Maia e Paredes estão sob aviso laranja para o dia de hoje e amarelo para esta quarta-feira 14. A chuva forte e o vento moderado podem trazer inundações e outras consequências nestes territórios.
De acordo com o IPMA, o período mais crítico será durante a tarde desta terça-feira até às 18.00, em que está prevista chuva forte acompanhada de trovoada, previsão que deixou os concelhos de Valongo, Gondomar, Maia e Paredes sob aviso laranja esta terça-feira.
Para quarta-feira 14 a previsão é semelhante, mas menos intensa. Sob aviso amarelo, estes concelhos deverão registar “céu geralmente muito nublado”, “aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde” e “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, sendo temporariamente moderado (até 35 km/h) até ao meio da tarde”, explica o IPMA.
A Proteção Civil também publicou um alerta à população para as condições climatéricas adversas dos próximos dias, antecipando a “ocorrência de inundações em zonas urbanas”, “cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, “deslizamentos, derrocadas e outros”, “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos” e o “piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água”, pode ler-se no aviso.
