Gondomar. “Plano de Educação Ambiental” da Quinta do Passal chegou a 3 mil alunos em 3 meses

Lançado em setembro para o ano letivo de 2022/2023, o “Plano de Educação Ambiental” (PAE) da Quinta do Passal, em Valbom, concelho de Gondomar, chegou a cerca de 3 mil alunos de diferentes escolas da Área Metropolitana do Porto (AMP). As inscrições já estão esgotadas, mas o programa vai continuar em 2023.

Pensado para crianças do pré-escolar ao ensino secundário, este programa conta com 45 atividades com o objetivo de “sensibilizar os mais novos para a importância da temática ambiental numa lógica pedagógica e recreativa”, explica a autarquia. Biodiversidade, agricultura biológica e alimentação, alterações climáticas e economia circular são alguns exemplos dos temas tratados.

De acordo com a Câmara Municipal de Gondomar, há muitas novidades nesta edição do PAE. Entre elas, “uma oficina de pintura com elementos naturais, um jogo que explica o antes e o depois do ecoponto e uma ação de beneficiação ambiental ligada ao lixo marinho”. Destaque ainda para as “10 exposições que estarão patentes na Quinta, algumas durante todo o ano e outras de caráter temporário”, lê-se no site do município.