Proteção Civil da Maia alerta para mau tempo nos próximos dias

Imagem em destaque: Proteção Civil / Município da Maia

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Maia emitiu um aviso à população para a ocorrência de chuva forte, trovoada e queda de granizo entre 7 e 10 de março, com maior intensidade esperada no domingo, dia 9. Além disso, o vento poderá soprar forte e com rajadas entre 60 e 85 km/h ao longo de sexta-feira, sábado e domingo. A situação deverá começar a melhorar gradualmente na segunda-feira, dia 10.

Recomendações de segurança

Face às previsões meteorológicas adversas, a Proteção Civil da Maia recomenda a adoção de medidas de autoproteção, tais como:
Condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo atenção à possível formação de lençóis de água ou gelo nas estradas;
Desobstrução de sistemas de escoamento e remoção de objetos soltos que possam ser arrastados pela chuva;
Evitar atravessar zonas inundadas, prevenindo acidentes e o risco de arrastamento;
Fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e objetos suspensos que possam representar perigo com o vento forte;
Cuidado ao circular em áreas arborizadas, devido à possível queda de ramos ou árvores;
Atenção redobrada em zonas ribeirinhas, que podem estar mais suscetíveis a inundações rápidas.

A Proteção Civil aconselha os cidadãos a acompanharem as atualizações meteorológicas e a adotarem comportamentos preventivos para minimizar riscos.