“Pelo prazer de não estarmos sós” aborda o tema da igualdade e diversidade sexual e de género.
De 3 a 14 de julho o Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude está de volta à Maia com espetáculos dedicados aos mais jovens. A 43º edição do “Fazer a Festa” vai decorrer entre a Quinta da Caverneira, em Águas Santas e o Fórum da Maia e espera, uma vez mais, fazer do teatro um espaço de festa.
Integrado no programa está a peça “Pelo prazer de não estarmos sós” em que dois jovens refletem sobre a sua sexualidade no seu lugar mais íntimo, o quarto. Este é um espetáculo de teatro para adolescentes que aborda o tema da igualdade e diversidade sexual e de género, relacionando-o com algo que é fundamental, o prazer, numa lógica de respeito pelo próprio e pelo outro.
“O espetáculo pretende ter uma componente de sensibilização, promoção da reflexão e diálogo, e ser transformador, ao sensibilizar e consciencializar os jovens para uma cidadania íntima e incitá-los a perceber quem são, o que pensam, o que querem, o que defendem e como é que se posicionam em relação à nossa herança histórica no que diz respeito à sexualidade”, explica Adriana Melo, que assume a encenação e o texto. “Procura contribuir para o combate à solidão na descoberta da sexualidade prazerosa, por oposição a uma sexualidade que não é escolhida, decidida, consentida, vivida em respeito por si e por outrem.”
Uma experiência única para adolescentes e para toda a família, que promove um espaço para refletir
sobre a identidade de género e as sexualidades, tema este que assume hoje um papel importante no
processo de transformações, e que é individual, mas também político, social e cultural. “Pelo prazer de
não estarmos sós” centra-se numa abordagem social e cultural da sexualidade, enquadrando-se na
regulamentação do Ministério da Educação, que estabelece a educação sexual como um direito das crianças e jovens e é obrigatória nas escolas.
A peça estreia nos dias 5 e 6 de julho, às 21h30, no Auditório da Quinta da Caverneira.
Os bilhetes custam entre 3 e 5 euros. Para reservar bilhetes deve contactar através do e-mail: teatroartimagem@teatroartimagem.org ou compra no próprio dia do espetáculo na bilheteira do auditório.
Conheça a restante programação aqui.
PUB