Maiata comemorou 102 anos na sexta-feira

Fotografia CMM | @DR

Maria Helena é natural de Milheirós e é uma figura muito conhecida na freguesia.

Maria Helena Lopes celebrou, na passada sexta-feira, 102 primaveras e isso valeu-lhe uma visita do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, que lhe levou um bouquet de flores e uma imagem de Nossa Senhora do Bom Despacho.

Para o autarca o aniversário da maiata teve um sabor especial, uma vez que a senhora é da sua freguesia natal, Milheirós, e as famílias conhecem-se. Chegaram a passar férias juntas. Já a tinha visitado quando completou o 100.º aniversário e, voltou a fazê-lo agora, dois anos depois.

Mal António Silva Tiago entrou no quarto, Maria Helena abriu o sorriso e disse-lhe: “Eu conheço-te. Eras pequenino, dava-te a mão e ias comigo para a praia”. Esta foi uma memória que lhe ficou e que foi repetindo. O sorriso ficou ainda mais rasgado quando o edil da Maia lhe ofereceu as flores e a lembrança. “Ai que bonito. Muito obrigada”, respondeu.

Maria Helena ouve mal, mas lá foi tentando falar com o presidente. Perguntou-lhe pela família, pelas irmãs e com a ajuda da filha, Sílvia, lá foi recordando os nomes.

Do casamento com Franklin, que faleceu há cerca de 20 anos, nasceram quatro filhos, duas meninas e dois meninos.

Durante o dia, Maria Helena foi recebendo visitas, uma vez que a centenária, é já muito conhecida na freguesia porque, apesar de não ser enfermeira de profissão, sempre teve um certo jeito para dar injeções e era a ela que recorriam com frequência.

PUB

Seja o primeiro a comentar em "Maiata comemorou 102 anos na sexta-feira"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.