Teresa Raposo – Unidos por Todos – Candidata à Junta de Ermesinde

Ermesinde é a freguesia que me viu crescer e cujo desenvolvimento acompanhei sempre muito de perto.
Faço parte do Executivo da Junta há oito anos, o que me permitiu adquirir um grande conhecimento da gestão autárquica e participar ativamente na implementação de estratégias e iniciativas que valorizaram em muito a nossa cidade. Fizemos, desde logo, uma grande aposta na modernização administrativa: a Junta está hoje perfeitamente adaptada às novas tecnologias; a nossa Secretaria dá respostas rápidas e eficazes; instalámos um posto de atendimento na Travagem; a presença dinâmica nas redes sociais fomenta uma maior interação com os cidadãos. Transformámo-nos numa junta moderna e à altura da população de Ermesinde. Mas as áreas que tanto afetam as vidas das pessoas tiveram atenção redobrada! Foi feita uma grande aposta na intervenção social: criámos um Gabinete de Ação Social que apoiou ativamente os ermesindenses; temos duas Lojas Sociais onde é possível adquirir produtos a preços acessíveis; criámos um Gabinete de Apoio ao Emigrante; implementámos um Banco de Ajudas Técnicas para acesso a material médico e ortopédico e lançámos o Programa “Viver bem aos 55+”, que oferece atividades ocupacionais aos nossos seniores, incluindo um passeio anual. Ao nível da Educação, orgulho-me de poder afirmar que gerimos aquele que é um dos melhores serviços de Prolongamento de Horário Escolar do país, além do que fomos uma Junta pioneira na implementação do Banco de Recolha e Partilha de Livros Escolares. Para os mais jovens, lançámos um Programa de Bolsa de Estudo e de Investigação; proporcionámos intercâmbios; participámos no Serviço de Voluntariado Europeu, promovemos os Campos de Férias e a Colónia Balnear e somos a única freguesia do país com Cartão Jovem da Movijovem. No plano cultural e recreativo, destaco a aposta na “Romaria de Santa Rita”, o reavivar do “Enterro do João”, a iniciativa “Ermesinde Festeja o Natal; as comemorações do Dia da Cidade e a “Noite Branca e dos Bombos”, cuja notoriedade ultrapassa já os limites do Concelho!
Acredito que essas e tantas outras iniciativas contribuíram para aumentar a qualidade de vida dos ermesindenses, pelo que me proponho mantê-las. Mas sei bem que há ainda muito a fazer! Numa freguesia tão urbana como Ermesinde, entendemos que é fundamental potenciar o usufruto da cidade pelos seus habitantes. Queremos apostar na recuperação dos espaços verdes através da criação de jardins, de circuitos de manutenção ao ar livre e de novos parques infantis. Continuaremos a requalificar as margens do Rio Leça e a sua envolvente, devolvendo à freguesia um seu espaço emblemático. Pretendemos também dar mais vida ao Mercado de Ermesinde e à área circundante, através da realização de espetáculos, exposições e eventos temáticos, potenciando a dinamização daquela zona da cidade.
Entendemos que a limpeza das ruas é prioritária! Lamentavelmente, a Câmara Municipal de Valongo não tem transferido para as Juntas os meios e verbas suficientes para a realização de um trabalho com a qualidade que a população merece. Trataremos, pois, de exigir a revisão dos Acordos de Execução para a varredura e manutenção dos espaços verdes ajardinados municipais. Preocupa-nos ainda a questão dos resíduos nos espaços públicos da cidade, sendo que alargaremos as campanhas de sensibilização para as questões sanitárias e ambientais.
Queremos também alterar o Regulamento dos Cemitérios e colocar em prática regimes de isenção de taxas para pessoas que apresentem carências económicas, aliviando assim a gestão do orçamento de muitas famílias.
A pensar na relevância das associações da freguesia, criaremos um Gabinete de Apoio às Coletividades, incentivando ainda mais o trabalho que desenvolvem.
Estou certa de que o projeto da “Coligação Unidos por Todos” é o que melhor saberá acautelar os interesses da população.
No próximo dia 1 de outubro conto com o apoio de todos para, juntos, podermos fazer ainda mais e melhor por Ermesinde! Com uma equipa próxima e atenta aos problemas da freguesia, estou segura de que continuaremos no caminho certo.