Nuno Monteiro candidato do Bloco à Câmara de Valongo

O radiologista Nuno Monteiro foi o escolhido pelas estruturas locais do Bloco de Esquerda para assumir a candidatura à Câmara de Valongo. Por sua vez Fernando Monteiro será o primeiro nome à Assembleia Municipal e Carla Sousa liderará a candidatura à Junta de Ermesinde.

A apresentação foi no sábado, dia 8 de abril, no auditório da Junta de Ermesinde e a sessão começou com poesia e música. Aliás deve ter sido a primeira vez que um candidato a uma Câmara sobe ao palco para tocar um instrumento no dia da sua apresentação. E diga-se, já agora, que o momento musical com voz, saxofone, tuba e órgão, foi de qualidade.

Quanto a Nuno Monteiro, valonguense de 47 anos, é licenciado em radiologia pela Escola Superior de Saúde do Porto, técnico no polo de Valongo do Centro Hospitalar de São João e membro da assembleia municipal eleito pelo BE em 2013.

No seu discurso mostrou-se contra as maiorias, sejam nacionais ou locais. “Temos assistido a municípios quase falidos, como o nosso município, devido a opções de gestão erradas, opções estas normalmente tomadas por executivos com maioria, e todos nós bem sabemos o que a história recente nos tem ensinado dos resultados desastrosos das maiorias, quer ao nível nacional, quer ao nível municipal”, referiu Nuno Monteiro

O candidato do Bloco de Esquerda privilegiou no seu discurso temas ligados à saúde, à mobilidade e ao ambiente, tendo defendido a reorganização da rede de transportes públicos e criticado o fecho das urgências no hospital local, lembrando as diligências feita por este partido para evitar esse desfecho. O candidato também se mostrou contrário às parcerias público-privadas (PPPs), salientando que “a Câmara de Valongo optou por esta solução na implementação da iluminação led no concelho, o que vai sair muito mais caro aos munícipes”.

O cabeça de lista à Assembleia Municipal será António Monteiro, 63 anos, técnico de vendas reformado e que se referiu ao facto do BE ter estado à frente de muitas lutas, tendo também defendido a transparência e não só “a sua publicitação em anúncios de página nos jornais nacionais”.

Carla Sousa, candidata à Junta de Ermesinde e que já integra a Assembleia de Freguesia, disse que “neste mandato somos nós, o BE, que tem lutado contra a corrente na gestão presidencialista da Junta de Ermesinde”.

A deputada ao Parlamento Europeu, Marisa Matias e o líder parlamentar na AR, Pedro Filipe Soares, marcaram presença nesta apresentação. Quer um quer outro referiram-se à importância de fazer crescer o Bloco de Esquerda, por que “só com mais representatividade conseguimos fazer melhor do que, apesar de tudo, temos alcançado”. O aumento do salário mínimo e das pensões foram duas das “bandeiras” referidas.