Projeto “Experimenta na Escola a Ciência Viva” decorrerá até ao final do ano letivo em 27 escolas do concelho Valonguense.
Começou em dezembro e vai decorrer até ao final do ano letivo, com sessões nas turmas aderentes. Este ano o projeto “Ciência Viva” está a ser implementado em 35 turmas correspondente a 27 escolas dos seis Agrupamento de Escolas do Concelho de Valongo, proporcionando a mais de 700 crianças um espaço educativo de promoção das ciências exatas e experimentais.
Segundo o Jornal + Educação, do Município de Valongo, este projeto integra um conjunto de 5 oficinas de ciência e tecnologia (laboratoriais/experimentais), visando desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber, nomeadamente a Biologia, Física, Geologia, Química e Tecnologia, criadas a partir da resolução de problemas que implicam situações e vivências variadas de observação e análise, de comunicação e expressão e de intervenção, promovendo a literacia científica de alunos e alunas.
As oficinas tem a durabilidade de 60 minutos e enquadram-se no programa e metas curriculares para o ensino básico, na disciplina de Estudo do Meio do 4º ano, disponibilizado pela Direção Geral Educação e são dinamizadas por um/a monitor/a do Centro Ciência Viva de Vila do Conde, que se desloca à sala de aula de cada turma.
PUB



