Município de Valongo recebeu distinção no âmbito dos 157 anos do Comando do Porto da PSP

O Fórum de Ermesinde e o Parque Urbano receberam esta terça-feira a comemoração do 157º aniversário do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

De manhã ocorreram várias demonstrações e a atuação da Banda da PSP e de tarde teve lugar a sessão solene presidida pelo secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia.

No âmbito da comemoração dos 157 anos de vida do Comando Metropolitano do Porto da PSP, o Município de Valongo recebeu a Medalha de Mérito e Valor Policial em Grau Ouro, atribuída pela Direção Nacional da PSP.

Na sua reação nas redes sociais, o autarca de Valongo mostrou-se satisfeito com a distinção: “Tive hoje a enorme honra, de receber das mãos do senhor Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Carrilho, a Medalha de Mérito e Valor Policial em Grau Ouro, que foi atribuída à Câmara Municipal de Valongo em sinal de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Polícia de Segurança Pública.

Obrigado igualmente pela elevada honra concedida ao nosso município por acolher, em Ermesinde, as cerimónias comemorativas do 157.º aniversário do Comando Metropolitano do Porto da PSP, que foram presididas pelo Secretário de Estado da Administração Interna, dr. Telmo Correia.

Tive a oportunidade de dizer durante a cerimónia que as forças de segurança são parte da infraestrutura cívica de uma comunidade vibrante, como é a nossa comunidade, e expressei gratidão pelo trabalho local de proximidade que nos ajuda a construi-la todos os dias”.

Entretanto a sessão abriu com as palavras da comandante metropolitana da PSP do Porto, Maria dos Anjos Pereira, que apontou ter havido entre janeiro e junho, um crescimento de 2,3% da criminalidade violenta e grave face ao mesmo período de 2023.

Quanto à criminalidade geral houve uma diminuição em 2,5% face a 2023, no período compreendido entre 01 de janeiro e 30 de junho, significa menos 414 ocorrências, referiu a responsável que se referiu a outras estatísticas.

Telmo Correia, secretário de Estado da Administração Interna, afirmou acreditar na rapidez do parecer da Comissão de Proteção de Dados para a instalação de mais câmaras de videovigilância no Porto.

Serão mais 177 câmaras que se juntarão às 79 existentes.

Entretanto no que se refere a homenagens destaque ainda para o louvor de bons serviços à população, entregue ao ermesindense Reinaldo Pereira, agente coordenador e que trabalha na secção de Armamento e Material Técnico Policial.

PUB