Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade compartilha experiências do Brasil e Portugal
Valongo no roteiro de Missão Internacional em busca de experiências inovadoras de cidades portuguesas
Representantes de 20 cidades brasileiras estarão em Portugal para concretizar ações de cooperação internacional e conhecer práticas inovadoras em gestão de áreas urbanas e rurais, no âmbito do projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, que promove um ambiente de colaboração a partir do intercâmbio de know-how e do compartilhamento de soluções locais sobre os grandes desafios que afetam a qualidade de vida das populações contemporâneas. Reunindo experiências do Brasil e Portugal, o projeto amplia o alcance das ações e fortalece a integração regional, além de reforçar o diálogo entre os países.
Técnicos e autarcas brasileiros participam da Missão de Cooperação que visitará nove concelhos, inclusive Valongo, e dois baldios portugueses, até 26 de novembro, em busca de soluções que possam ser aplicadas aos problemas dos seus municípios. O principal foco de interesse são as experiências portuguesas em programas que enfrentam as mudanças climáticas, potencializam o desenvolvimento social e económico e tornam as cidades mais inclusivas.
Amanhã, dia 22 de novembro, em Valongo, primeiramente conhecerão o projeto «Biblioteca Humana», que permite que estudantes conversem com pessoas de diferentes contextos e com diferentes vivências, para que se conheçam e superem preconceitos. Será também apresentado o Processo Participativo da 2ª revisão do Plano Diretor Municipal de Valongo, que inclui a auscultação e participação das crianças do município.
Depois das visitas guiadas à sede do Parque das Serras do Porto e à Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo, a delegação conhecerá ainda os seguintes projetos e iniciativas:
«O Mercado», destinado a promover uma alimentação mais saudável através do consumo de hortícolas e frutícolas de produção local;
Bus Pedestre, proposta da Câmara Municipal para incentivar estudantes a caminhar até à escola;
Conselho das Crianças, integrado na Rede Internacional “La Città dei Bambini – A Cidade das Crianças”, este projeto destina-se a estimular a autonomia, o espírito crítico e, principalmente, a receber e discutir as sugestões dos mais jovens para que estes possam usufruir de uma cidade com espaços e normas que respeitem e satisfaçam as suas necessidades;
Rede de Perguntadores, iniciativa que visa a promoção de uma cidadania ativa e participativa. Está, desde outubro de 2020, nas escolas. Em contexto de sala de aula, realizam-se sessões sobre temas escolhidos por quem nelas participa, em que se debate, escuta e se analisam desafios, tendo em vista a criação de estratégias de ação.
Valongo Capital do Desporto Outdoor, projeto que inclui uma rede de estruturas para a prática desportiva ao ar livre nas serras e em meio urbano (Centro Cyclin’Portugal, Centro de Trail Running, Trilhos Equestres, Centro de Escalada, Circuito de Contemplação, Escadaria Cuca Macuca, Centro Municipal de Marcha e Corrida, Pista Urbana de Atletismo e Ciclovia, Via do Peregrino), bem como a dinamização de eventos, designadamente o Circuito de Trilhos de Valongo;
Valongo Green Leaf 2022, prémio atribuído ao Município de Valongo pela Comissão Europeia, que reconhece o compromisso com melhores práticas ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos. O prémio financeiro no valor de 200.000€ tem sido aplicado em iniciativas que contribuem para alcançar a sustentabilidade ambiental.
A Missão integra a agenda de cooperação do Projeto InovaJuntos, desenvolvido desde 2020 com financiamento da União Europeia e coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (Brasil) e Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra). Esta etapa em Portugal, que inclui um dia em Valongo, é uma continuidade das atividades que começaram em maio, no Brasil, que levou uma comitiva portuguesa para conhecer e discutir as iniciativas dos parceiros brasileiros.
Em Portugal, a programação terá início em Lisboa no domingo, 20 de novembro, e, ao longo da semana, segue com visitas técnicas regionais. Além de conhecer as experiências portuguesas, os participantes terão oportunidade de qualificar a sua atuação como gestores locais sob o ponto de vista da qualidade da governança, equidade de género, democracia, sustentabilidade ambiental e diálogo com jovens e crianças. A expectativa é que a missão resulte numa agenda de colaboração e acordos de cooperação multilateral para serem executados a partir de 2023.
A dinâmica do evento privilegia o intercâmbio entre brasileiros e portugueses para análise dos temas relacionados aos quatro clusters que integram o projeto: desenvolvimento económico, cidades verdes e mudanças climáticas, desenvolvimento regional e consórcios, espaços inclusivos e inovação cultural e social. O roteiro terminará em Coimbra com uma conferência sobre cooperação internacional, na Universidade de Coimbra, na sexta-feira, dia 25 de novembro.