Valongo atinge máximos de reciclagem

O município de Valongo atingiu no mês de junho um novo máximo da taxa de reciclagem, tendo encaminhado para valorização 27,19% dos resíduos produzidos! Destes, 17,28% referem-se aos fluxos multimateriais (papel/cartão, embalagens e vidro) e 9,91% referem-se a bioresíduos (restos alimentares e resíduos verdes provenientes de manutenção de jardins).

Dos materiais recolhidos seletivamente, 49% são provenientes dos ecopontos; 32% são recolhidos porta-a-porta nas habitações já abrangidas pelo projeto RECICLAR É DAR +; 13% são provenientes de clientes não residenciais (comércio/empresas) e 6% são procedentes dos Ecocentros.

O município de Valongo posicionou-se, assim, em segundo lugar no ranking dos municípios da área LIPOR que menos resíduos indiferenciados produziram no mês de junho (26,43 quilos por habitante), tendo sido enviados para aterro apenas 0,1% dos resíduos.

“Os resultados são animadores e demonstram que a recolha seletiva porta-a-porta é a melhor solução para a gestão eficiente dos resíduos. Por isso, estamos a investir com o objetivo de antecipar o alargamento deste sistema a todo o território do concelho, para que chegue o mais rapidamente possível às cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e às vilas de Campo e Sobrado. Inicialmente, estas metas estavam estabelecidas para 2030, mas o Planeta não pode esperar. Temos de mudar os comportamentos agora”, considerou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, agradecendo a todos os munícipes que já participam na recolha seletiva e na redução de produção de resíduos indiferenciados.

foto: Arquivo