Arte urbana. Está aberto um concurso para alunos de Belas Artes que queiram colorir Valongo

De 1000 a 7500 euros. É este o valor que atuais ou antigos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) podem ganhar ao colorir Valongo, graças a um concurso que está agora a decorrer e termina a 28 de abril. A iniciativa junta a Câmara Municipal e a instituição artística de ensino superior.

Chama-se “Entrelinhas – Festival de Arte Urbana”, é destinado única e exclusivamente a alunos e alumni da FBAUP e vai dar mais cor à cidade de Ermesinde, no concelho de Valongo. O nome deste concurso não é ao acaso: todas as intervenções vão estar ligadas ao cariz ferroviário e às viagens que caracterizam a freguesia. Note-se que Ermesinde acolheu, em 2022, a primeira edição do “Entrelinhas – Festival do Ferroviário”.

A ideia deste novo concurso é “criar uma marca de identidade própria na zona da Gandra”, “atrativa e dinâmica, que será alavancada pela realização de eventos culturais e sociais”. Tudo isto para “devolver o espaço público aos moradores e aos visitantes”, através da criação de “novos pontos de interesse” e “diferentes oportunidades de negócio para o comércio local”, explica o município.

Os espaços alvo desta intervenção são o muro da estação de comboios de Ermesinde, a fachada/Espaço Centro de Saúde, a escadaria e a travessa Dr. Egas Moniz, a quadra de basquetebol 3×3 no Mercado Municipal e ainda 20 vasos colocados no espaço público.

Toda a informação sobre este concurso pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Valongo, onde também está publicado o regulamento e o formulário deste concurso. Os prémios começam nos 1000€ e podem ir até aos 7500€. Boa sorte.