Festa do Ferroviário em Ermesinde

O concelho de Valongo e a cidade de Ermesinde em particular são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Desde 1875, com a inauguração da Estação Ferroviária, a cidade de Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passeiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho, do Douro e de Leixões. Ao longo dos tempos, muitos ferroviários optaram por se fixar com as suas famílias no concelho, sobretudo em Ermesinde.

“EntreLinhas – Festa do Ferroviário” é uma nova iniciativa cultural lançada pela Câmara Municipal de Valongo, para perpetuar a ligação do território e da comunidade à história da ferrovia e dos ferroviários. Além do reconhecimento da importância da ferrovia e dos ferroviários na história da Cidade de Ermesinde e do Município de Valongo, o objetivo é contribuir para a promoção do conhecimento sobre o património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, através do aprofundamento e difusão do conhecimento sobre a importância transversal dos caminhos-de-ferro, envolvendo toda a comunidade ferroviária em Portugal.

A primeira edição da iniciativa “EntreLinhas – Festa do Ferroviário” terá como Comissário o Deputado à Assembleia da República, Eng. José Carlos Barbosa quadro sénior da CP, e vai realizar-se de 26 a 28 de agosto, em Ermesinde, no Parque Urbano e Fórum Cultural, Largo da Estação e Gandra. Esta iniciativa contemplará a dinamização e promoção cultural, pretendendo ser um baluarte regional na elevação do património material e imaterial ferroviário. A programação inclui animação itinerante e dinâmicas culturais variadas com espetáculos, gastronomia, exposições e espaços para conferências/debates/mesas redondas. Destaca-se também a Mostra turística dos Municípios das linhas do Douro, Minho e Leixões. Os grandes concertos ficarão a cargo de NOBLE, Gisela João e HMB.

“Tendo uma grande importância numa parte considerável do nosso Concelho, os ferroviários ajudaram a construir a cidade de Ermesinde, o que nos obriga a preservar a sua memória e a celebrar a união destas gentes que tanto deram ao nosso território. Pretendemos que esta primeira edição do EntreLinhas – Festa do Ferroviário tenha continuidade e se transforme num evento anual ligado quer à dimensão material da ferrovia, mas sobretudo à dimensão humana e imaterial da ferrovia, que junte na cidade de Ermesinde toda a família ferroviária de Portugal”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. 

“O setor ferroviário faz parte da memória e da identidade nacional, mas é também uma peça fundamental para garantir o nosso futuro, por constituir um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, tanto para passageiros, como para mercadorias”, salienta o autarca.