Complexo Desportivo dos Montes da Costa, em Ermesinde, totalmente requalificado

O Complexo Desportivo dos Montes da Costa, em Ermesinde, foi totalmente requalificado pela Câmara Municipal de Valongo passando a disponibilizar a primeira pista de atletismo do concelho. O equipamento reabriu oficialmente na segunda-feira, dia 1 de agosto, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, do secretário de Estado de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, vários vereadores, o autarca da JF Ermesinde Miguel Oliveira e vários dirigentes associativos.

O investimento no Complexo Desportivo dos Montes da Costa foi de aproximadamente 600.000€. As obras incluíram a execução de um campo de futebol de sete com relvado sintético, circundado por quatro pistas de atletismo, e a execução de percursos pedonais em saibro compactado que ligam as áreas onde se encontram os equipamentos de manutenção.

Esta intervenção incluiu também a reabilitação das construções existentes – balneários e áreas de apoio – assim como da área verde envolvente, cuja utilização era dificultada pela inexistência de percursos definidos ou distinção entre as áreas de manutenção/exercício e as de caminhada. Toda a restante área foi plantada com prado florido e foram retirados todos os eucaliptos existentes. Os muros que circundavam o campo de futebol também foram demolidos e foi instalada iluminação Led.

“Em boa hora optamos por manter este equipamento no domínio público juntamente com o Estádio de Sonhos, que, entretanto, foi municipalizado”, disse o presidente da Câmara, lembrando que o espaço esteve quase a passar para o domínio privado na sequência do processo do Estádio dos Sonhos.

Referiu José Manuel Ribeiro que “vamos continuar esta aposta na qualificação dos equipamentos desportivos da cidade Ermesinde, pois encaramos a prática de atividade física e a formação desportiva como dimensões fundamentais para a saúde física e mental da comunidade”. O autarca afirmou ainda que em breve também o Pavilhão da Bela e as Piscinas Municipais de Ermesinde reabrirão totalmente renovados e que está na calha fechar o espaço desta área dos Montes da Costa por fora e construir mais um pavilhão.

João Paulo Correia elogiou o investimento totalmente municipal, destacando a importância dos equipamentos desportivos de proximidade na promoção da atividade física. “Este investimento terá um retorno social e comunitário muito superior”, disse o governante destacando o papel da autarquia valonguense na promoção da juventude e desporto e no caso concreto do complexo Montes da Costa afirmou que “este é um investimento no desporto de proximidade”.

Seja o primeiro a comentar em "Complexo Desportivo dos Montes da Costa, em Ermesinde, totalmente requalificado"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.