Maia assume presidência da “Associação de Municípios do Corredor Verde do Rio Leça”

A aposta na biodiversidade das margens do rio e o envolvimento da comunidade na regeneração do Leça estão entre os objetivos a cumprir no mandato do novo Presidente da “Associação de Municípios do Corredor Verde do Rio Leça”. O autarca da Maia, António Silva Tiago, recebeu este sábado 7 o testemunho das mãos da anterior presidente, Luísa Salgueiro, da Câmara de Matosinhos.

A cerimónia de tomada de posse decorreu no Centro Empresarial Lionesa, a sede da associação, enquadrado pelas margens do rio Leça. Os autarcas presentes foram surpreendidos por um apontamento musical interpretado pelos Pequenos Cantores da Maia, com a “Música do Leça”.

Para o novo presidente desta associação de municípios, vai ser necessária consistência nesta nova etapa do projeto “para que as margens do rio Leça se voltem novamente para o leito que lhes dá vida e recupere a sua aptidão natural para dar e receber do rio os ingredientes fundamentais à sua fecundidade recíproca, recuperando a pouco e pouco, a biodiversidade que fará deste ecossistema, novamente, um alfobre de vida selvagem”.

António Silva Tiago defendeu ainda a importância do envolvimento da comunidade: “os desafios são exigentes e vão requerer, da nossa parte, muita determinação, mas, também, capacidade de diálogo e de persuasão para fazer compreender aos proprietários das margens a importância crítica da sua adesão voluntária ao projeto de recuperação, regeneração e requalificação dos terrenos que confrontam com o rio Leça”.

Além das dificuldades, o autarca maiato também olhou para os desafios do futuro. Para António Silva Tiago, o importante é “executar com eficiência e eficácia, nos prazos contratualizados, o projeto, cuja candidatura obteve a necessária aprovação e financiamento, com o qual se poderá concretizar a tão desejada revitalização do rio Leça”.

Recorde-se que a “Associação de Municípios do Corredor Verde do Rio Leça” é composto pela Maia, Matosinhos, Valongo e Santo Tirso. Assim, estiveram presentes nesta passagem de testemunho os quatro respetivos autarcas: além de António Silva Tiago, Luísa Salgueiro, José Manuel Ribeiro e Alberto Costa.