Nova publicação fala da presença dos romanos em Valongo há mais de 2000 anos

«Os Romanos em Valongo» é o novo livro editado pela Câmara Municipal de Valongo. A obra desvenda novas evidências para o entendimento da estadia dos Romanos no território, para além da mineração aurífera, há mais de 2000 anos. Coordenada pelo Professor Doutor Lino Tavares Dias, a obra conta com a colaboração externa de Pedro Aguiar e do Professor Alexandre Lima, assim como das técnicas da autarquia Cristina Madureira e Paula Costa Machado. O livro é composto de três partes: Romanos na Região de Valongo. Porquê?; A Região Aquando da Chegada dos Romanos e a Região ao Ritmo do Império.

O livro «Os Romanos em Valongo» foi apresentado ao público no dia 24 de novembro, na Oficina da Regueifa e do Biscoito, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, dos autores e autoras e do professor Catedrático Jubilado da Universidade de Coimbra, Jorge Alarcão, que fez a apresentação da obra.

“Pretende-se que esta obra mostre que os diferentes momentos históricos se sucedem e se complementam de forma sequencial e articulada. Era necessário um olhar treinado e erudito que identificasse e interpretasse a paisagem cultural que herdamos – o nosso legado histórico, materializado na língua, religião, modelos urbanísticos e de produção agrícola, pontes, vias, materiais de construção e comércio, entre tantas outras. É perceber de que forma este ‘mundo romano’ estabelecido no território que hoje é o concelho de Valongo influenciou o nosso modo de viver ao longo dos séculos”, considerou o autarca, reconhecendo que “à semelhança de muitos outros casos, as respostas encontradas levantaram ainda mais questões”. Assim, está já previsto um segundo volume para dar continuidade ao desafio de investigar e divulgar o território de Valongo.

“Mas este é, sem dúvida, um ponto de partida para futuros estudos que, certamente, contribuirão para a valorização e promoção do nosso património cultural, permitindo fortalecer a nossa identidade e herança cultural”, conclui José Manuel Ribeiro.

«Os Romanos em Valongo» é o 11.º livro editado pela Câmara Municipal de Valongo no atual ciclo governativo, com o objetivo de preservar e promover ativamente o património do Município de Valongo, através da afirmação das marcas que constituem a sua identidade, designadamente as serras e rios, a ardósia, a regueifa e o biscoito, o brinquedo tradicional, as bugiadas e mouriscadas, o património religioso, as marcas desportivas e a ferrovia. Além dos livros com a chancela do Município de Valongo, nesta estratégia de divulgação estão ainda a ser produzidos documentários, sendo que o património mineiro está já a ser divulgado através do filme «Mineração Romana em Valongo», https://youtu.be/g16mvrELnjk