Valonguense candidata pelo Livre ao Parlamento Europeu

Fotografia: Site oficial LIVRE | @DR

Filipa Pinto, é professora e está ativa na política desde 2019.

Professora há trinta anos na Escola Pública e agora uma das caras do partido Livre às Europeias 2024. É natural de Valongo, mas atualmente residente e trabalha em Lousada, onde coordena a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no agrupamento escolar.

Filipa Pinto, entrou na vida política em 2019, quando concorreu como independente às primárias do Livre eleições legislativas e para as eleições europeias desse ano. Em 2022 integrou a lista do Porto às legislativas. Há dois anos abraçou o projeto do Grupo de Contacto Local do Porto onde tem procurado aproximar o partido das populações.

“O nosso grande objetivo é agora eleger pelo círculo do Porto e reforçar a visão e as políticas ecossocialistas na Assembleia da República com deputados e deputadas do LIVRE a norte!”, refere Filipa Pinto na sua apresentação, concluindo que “em todas estas lutas estive e estarei ao lado das pessoas trabalhadoras e de quem mais precisa de respostas políticas para uma vida melhor, seja em marchas feministas e LGBTQI+, seja em manifestações pela habitação, pelo clima, pela educação pública e pelo SNS, porque onde estão as causas do LIVRE eu também estarei”.

A candidata Valonguense ficou em segundo lugar nos resultados da primeira e segunda volta das primárias abertas do LIVRE para escolha dos candidatos e candidatas do partido para as Europeias de 2024. Francisco Paupério, natural de Matosinhos, foi o candidato confirmado como cabeça de lista para as eleições de 9 de junho, numa escolha que primou pela polémica e discórdia interna, devido ao processo de voto das primária internas, tema que deve ser agora revisto no congresso do partido marcado para este fim-de-semana.

Em causa está a percentagem elevada de votos de não militantes do Livre no candidato eleito.

Aprovar (o programa para as eleições europeias), melhorar (o processo das eleições primárias) e consolidar (o crescimento eleitoral nas legislativas), são as palavras que vão marcar o congresso que decorre na Costa da Caparica, e que arranca hoje exclusivamente online e termina no domingo, dia 12.

PUB

Seja o primeiro a comentar em "Valonguense candidata pelo Livre ao Parlamento Europeu"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.