“Cidades Mais Verdes através do Orçamento Participativo” em Valongo

Com o objetivo de promover práticas inovadoras para que os orçamentos participativos possam tornar as cidades mais sustentáveis surgiu a iniciativa “Caravana europeia para Cidades Verdes através do Orçamento Participativo”. É promovida pela Câmara Municipal de Valongo, mas tem mentoria do professor Yves Cabannes e colaboração de outros parceiros internacionais.

O primeiro evento desta caravana europeia acontece em Valongo na próxima quarta-feira 26. Durante a manhã, Valongo vai dar a conhecer alguns projetos ambientais do concelho como o Parque das Serras do Porto ou as hortas biológicas da Palmilheira. À tarde acontece a conferência propriamente dita, no Auditório Dr. António Macedo, que inclui uma formação técnica sobre orçamentos participativos e orçamentos participativos verdes com César Silva da Wiremaze; outra formação sobre orçamentos participativos verdes pelo mentor do projeto e a apresentação de vários casos práticos nacionais e internacionais.

Este é o primeiro de um conjunto de eventos enquadrados nesta temática. Depois deste arranque em Valongo, a “caravana” europeia segue para Edimburgo (Escócia), Barcelona (Espanha), Saint-Égrève (França) e Grenoble (França).

Se trabalha com a área do ambiente, pertence a alguma organização não governativa enquadrada neste tema ou apenas tem interesse em ambiente e sustentabilidade, saiba que pode participar neste evento, basta inscrever-se previamente.