Valongo quer ser primeira “Capital Europeia da Democracia”

Valongo está entre as 13 cidades de 8 países diferentes na corrida para ser a primeira “Capital Europeia da Democracia” (ECoD). A iniciativa foi lançada pela ECoD gemeinnützige GmbH, de Viena, e pelo The Innovation in Politics Institute GmbH, de Berlim, e abre a votação a 10 mil cidadãos dos estados-membros do Conselho da Europa.

Como é que funciona esta votação? Um júri composto por profissionais especializados na área da democracia vai rever as candidaturas e elaborar uma lista de candidaturas restritas com, no máximo, 5 cidades. Depois, é a vez dos cidadãos votarem. O anúncio do vencedor será feito em janeiro de 2023.

“No Município de Valongo trabalhamos todos os dias no sentido de alargar e reforçar os mecanismos de democracia participativa, por isso a adesão à iniciativa European Capital of Democracy (ECoD) é mais um passo neste trabalho contínuo em prol de uma Democracia mais forte. Estando mais próximos das necessidades e dinâmicas das comunidades locais, cabe aos municípios implementar as melhores e mais inovadoras práticas na promoção da democracia e contamos que este esforço conjunto com a Iniciativa European Capital of Democracy permita um enriquecedor intercâmbio mútuo de conhecimentos e uma efetiva cooperação internacional”, diz o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, a propósito desta candidatura.

A cidade que vencer este título  terá depois um conjunto de atividades e eventos para atrair visitantes de toda a Europa e “beneficiará de uma notoriedade internacional como centro de educação e inovação, reforçando o orgulho cívico”, explica a organização. 

Para Antonella Valmorbida, Presidente do Júri de Peritos e Secretária-Geral da ALDA, “a Europa deveria oferecer mais do que a atual abordagem burocrática à democracia. O programa ECoD incentiva a boa governação na Europa, o empoderamento da sociedade civil e a democracia local. Agradecemos às cidades pelo seu empenho e candidaturas, e ficamos honrados em fazer uma lista restrita e anunciar as cidades nomeadas”, disse a responsável.

Se gostava de ter uma palavra a dizer sobre esta votação, saiba que é possível participar, tornando-se um “cidadão jurado”, basta candidatar-se online. Neste momento, Valongo compete com Antuérpia (Bélgica), Barcelona (Espanha), Bolonha (Itália), Braga (Portugal), Bruxelas (Bélgica), Burgos (Espanha), Cascais (Portugal), Linz (Áustria), Metz (França), Opole (Polónia), Rzeszow (Polónia), Sarajevo (Bósnia-Herzegovina), que também se juntaram à ECoD City Network para competir pelo título de Capital Europeia da Democracia.