Alfena – José Nicolau Ferreira – CDU

Candidato à Presidência da Junta de Alfena pela CDU – José Nicolau Ferreira

Caros amigos e concidadãos
Encabeçando uma lista de gente jovem, criativa e com muita vontade de mudar o que se deve mudar e melhorando o que houver para melhorar, apresento-me como candidato à presidência da Assembleia de Freguesia de Alfena no exercício de um dever de cidadania e também de um direito consagrado na nossa Democracia.
O dever de, na medida das minhas forças, me envolver na vida colectiva da comunidade em que vivo, devolvendo, certamente menos, alguma coisa do que de bom tenho recebido, ao longo dos anos, oferecendo o meu trabalho em prol da população alfenense, principalmente da parte da população mais desprotegida e desconsiderada.
E o direito que tenho, como toda a gente, exprimir politicamente as minhas opiniões relativas à vida da nossa comunidade, formadas na experiência de vida adquirida nestes quase trinta anos de cidadão alfenense, e de tentar levar à prática as políticas preconizadas pela CDU, na certeza de que, desse modo todos os que vivem em Alfena beneficiarão com a realização deste objectivo. Recuso o discurso despeitado de quem diz mal por dizer e critica sem sugerir a busca de soluções. Mas não posso deixar de dizer que se foi alguma coisa feita, mais se poderia ter feito se o destinatário do trabalho fosse a população que mais precisa de apoio e soluções em vez do ego dos que são empreendedores com o dinheiro de todos.
A minha candidatura propõe-se, na medida das competências da Junta de Freguesia resolver ou pugnar pela resolução de alguns problemas que, constantemente são adiados:
A falta de transportes que sirvam realmente a população residente. É necessário exigir a participação da Câmara Municipal de Valongo na criação de um sistema de transportes que sirva, principalmente, a população escolar que, por exemplo, tem uma escola secundária situada num local de acesso difícil para quem não tem meios próprios de deslocação; e que sirva os mais idosos proporcionando o transporte para o centro de saúde e hospital existentes. Em suma, uma rede de transportes com frequência e horários que sirva realmente a população na satisfação das suas necessidades diárias.
Também nos propomos lutar pela criação de outra alternativa no que diz respeito à rede viária. Estando, a sede do concelho situada do outro lado da serra verifica-se de imediato que a rede existente é insuficiente para as necessidades de comunicação. Assim, defendemos a resolução desse problema com a construção de novas vias de comunicação, defendendo a construção de um nó na zona do Lombelho para distribuição de tráfego mais eficaz e ordenado.
Defendemos também a criação de uma via circular que acabe com o atravessamento da cidade por trânsito pesado e barulhento, com a evidente benefício para as ruas cuja manutenção será mais fácil e para os cidadãos que veem a sua segurança aumentar.
Defendemos ainda a requalificação da Estrada nacional 105 que atravessa Alfena na qual é muito perigoso circular a pé, principalmente, dada a grande intensidade do tráfego que diariamente a utiliza.
Também nos propomos a incrementar a vida cultural na freguesia, aumentando, por exemplo, a frequência da utilização do Centro Cultural de Alfena, construído por iniciativa da CDU quando, há vários anos, teve uma vereadora no executivo camarário que tinha a seu cargo a administração de quatro pelouros, entre os quais o da Cultura. De modo a que tal instalação não sirva apenas de palco a iniciativas camarárias que misturam e aproveitam o festejo da tradição com a publicidade eleitoralista de quem detém o poder absoluto.
Propomo-nos, ainda, criar uma forma de acompanhamento e ajuda aos cidadãos mais desfavorecidos, tentando prestar ajuda ou esclarecimentos na resolução dos seus problemas quotidianos, sendo, se for o caso, intermediários na sua relação com instâncias mais elevadas.
A experiência mostra-nos que a existência de maiorias absolutas nos órgãos gestores dos assuntos das populações mais próximos delas, como é o caso dos municipais e de juntas de freguesia pode não ser a melhor forma de resolver os problemas. A ausência de discussão serena dos problemas, a falta de partilha de opiniões diversas no processo de análise das variadíssimas soluções possíveis, leva à paralisação, por cristalização do pensamento único.
Numa altura em que está muito destacada a necessidade de evitar o crescimento das notícias falsas, da manipulação da verdade e promoção da censura encapotada, é da maior importância a participação de uma força política com provas dadas de honestidade, trabalho e competência como é a CDU.
Assim, publicamente aqui afirmo a minha condição de candidato da CDU, Coligação Democrática Unitária à presidência da Assembleia da Freguesia de Alfena.

Viva o PCP
Viva a CDU

José M Nicolau Ferreira