Alfena -Ricardo Pinto – Bloco de Esquerda

Declarações do candidato do Bloco de Esquerda à JF de Alfena, Ricardo Pinto

BE apresenta melhores políticas para Viver Alfena

O Bloco de esquerda apresenta uma candidatura sólida, com uma nova mentalidade, à Assembleia de Freguesia de Alfena. Concorremos às próximas eleições no dia 26 de setembro, porque entendemos ser uma necessidade melhorar a vida de todas as pessoas, incentivando à participação nas atividades locais, melhorar as condições de mobilidade e de habitação.
Por uma freguesia sem desigualdades sociais e económicas, onde a população se ajude mutuamente, com mentalidade moderna e um futuro promissor, porque todos contam.
São necessárias políticas de apoio a todas as coletividades, promovendo o associativismo como meio de desenvolvimento e combate a todas as formas de racismo ou qualquer outra opressão, combatendo qualquer preconceito. Criar apoios ao bem-estar animal, em parceria com a autarquia. Este apoio deve passar também pela cedência de espaços públicos para essas mesmas atividades.
Porque entendemos que é de extrema necessidade acabar com o isolamento de quem não tem transporte público, ou seja, de todos aqueles que se encontram fora do eixo central e da parte baixa da cidade. Só é possível reduzir a dependência do automóvel privado com um sistema de transporte público eficaz nos horários e que sirva toda a população. A conexão de todas as zonas da freguesia com pontos fulcrais como farmácias, Centro de Saúde, supermercados e locais de ligação a outras redes de transporte é meritório nos dias de hoje.
A juventude será o suporte no futuro, sendo também uma prioridade para o Bloco de Esquerda. Propomos a criação de roteiros culturais e desportivos que possam dar condições para que os jovens se sintam cada vez mais incluídos na vida social Alfenense. Defendemos também a aposta na cedência de espaços para os jovens poderem desenvolver os seus projetos autonomamente.
As pessoas mais idosas são reféns dos apoios das IPSS’s, havendo uma clara falta de apoio públicos. Propomos a criação de projetos que visem o apoio direcionado nas necessidades de cada um, proporcionando um aumento significativo da qualidade de vida das pessoas seniores, combatendo o isolamento e também exclusão social.
Utilizar o orçamento disponível para otimizar os obstáculos na via pública, assim como dotar as paragens de autocarro com abrigos. Exigir que a autarquia assuma as suas responsabilidades na urgente requalificação da EN105.
O Rio Leça deve ser despoluído em toda a sua extensão. Deve ser dada continuidade à criação de espaços de lazer ao longo das suas margens, ligando-os em percursos pedestres. Melhorar a recolha seletiva de lixo doméstico, incentivando a reciclagem, criando um ecocentro.
Pretendemos que as serras de Alfena sejam a referência nas serras Porto, pretendemos efetuar ações que visem fazer limpeza dos entulhos que foram despojados em toda a serra, assim como diversos matos e manutenção dos corta fogos de forma a proteger o ambiente e as populações.
Queremos uma freguesia sem barreiras, que os nossos valores de honestidade, compromisso e trabalho com a freguesia prevaleçam, sempre com maior transparência. Exigimos mais habitação pública e mais transportes. Propomos políticas que promovam a igualdade e proteção do ambiente.
VIVER ALFENA, PORQUE TODOS CONTAM.

1º Candidato BE à Assembleia de freguesia de Alfena
Ricardo Pinto