CDU diz que regresso de um vereador comunista à Câmara de Valongo é necessário

A CDU apresentou este sábado dia 8, na Praça Machado dos Santos em Valongo, os seus cabeças de lista às autárquicas deste ano para a Câmara e Assembleia Municipal de Valongo.

Tal como tínhamos noticiado há dias, o candidato a presidente da Câmara é Adriano Ribeiro e à presidência da AM é Sónia Sousa. Na apresentação, para além dos dois cabeças de lista usou da palavra ainda o dirigente Belmiro Magalhães, membro da Comissão Politica Central do PCP.

Nos seus discursos, Adriano Ribeiro e Sónia Sousa, confluíram em muitas ideias, tendo deixado a mensagem de que “com a CDU no executivo o povo valonguense fica a ganhar”. Adriano Ribeiro referiu-se por exemplo ao IMI que baixou um pouco quanto a CDU tinha um vereador “e logo que o PS ganhou a maioria absoluta voltou a subir”.

O candidato da CDU à Câmara de Valongo falou ainda da falta de transportes públicos em Sobrado, lembrando que agora a Câmara de Valongo paga para os STCP e integra a administração, devendo exigir que Sobrado tenha também percursos dos STCP. Outro assunto destacado por Adriano Ribeiro foi o da agregação das freguesias de Campo e Sobrado, referindo que “a CDU vai continuar a defender a desagregação, como temos feito até aqui”.

O PSD foi também alvo da critica da CDU. A propósito de um outdoor colocado recentemente acerca do preço da água, Adriano Ribeiro referiu que “isto são lágrimas de crocodilo porque quem entregou o ouro ao bandido foram eles”. O candidato comunista defendeu ainda o regresso das urgências ao Hospital de Valongo.

Já quanto a Sónia Sousa, defendeu que “a presença de, pelo menos, um Vereador da CDU é importante para a existência de uma voz combativa e séria na Câmara. A eleição de Adriano Ribeiro como Vereador é a melhor garantia de que os problemas e anseios dos valonguenses serão discutidos pela Câmara, é a melhor garantia da existência de fiscalização sobre a governação municipal e é a melhor garantia de que a Câmara de Valongo discutirá propostas tendo em vista a resolução dos reais problemas das populações. O PS sem o contrabalançar da CDU não faz melhor do que fez o PSD, e as parecenças entre a sua forma de governar e a forma de governar do PSD são por demais evidentes”.

Belmiro Magalhães falou do trabalho da CDU a nível autárquico, lembrando a importância da ação de Adriano Ribeiro quando foi vereador da Câmara de Valongo entre 2013 e 2017.

Quem são os candidatos?

Adriano Ribeiro, operário, desde muito jovem, exerceu várias profissões ao longo da vida, até se especializar como
trabalhador metalúrgico especializado.
Antes do 25 de Abril de 1974, envolveu-se na dinamização de vários processos de lutas em defesa de
causas e envolveu-se no apoio a diversas necessidades da sua comunidade local.
Após o 25 de Abril, iniciou a sua atividade em associações de moradores num tempo onde se
evidenciaram a defesa mais organizada, de causas das populações locais.
Participou no renascimento da Associação das Coletividades do Concelho de Valongo em 2007, vindo a
exercer o cargo de Presidente desde 2010.
Membro do Conselho Nacional da Confederação Portuguesa das Coletividades Cultura Recreio e Desporto
desde 2012 e seu Diretor Nacional desde essa data até 2016.
Presidente da Associação de Reformados Pensionista e Idosos de Campo.
Presidente da Assembleia Geral da Federação Associação de Reformados do Distrito do Porto.
Militante do PCP desde 1975. Foi candidato à presidência da Câmara Municipal de Valongo, tendo sido eleito Vereador no mandato de 2013/2017. Foi o principal dinamizador da Comissão criada para a defesa da desagregação da Freguesias de Sobrado e Campo.
Adriano Ribeiro é também autor de 3 obras literárias dedicados às gentes da sua terra.

Quanto à primeira candidata à Assembleia Municipal, Sónia Sousa, tem 40 anos e estudou na Escola Secundária de Ermesinde até 1997.
Ingressou nesse ano na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde efetuou a Licenciatura em Ciência de Computadores, terminado em 2003.
Fez parte do conselho pedagógico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Em 2005 terminou o Mestrado em Informática – Ramo Sistemas e Redes.
De 2004 a 2006 foi investigadora no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores – Universidade do Porto.
No ano de 2002 ingressou na carreira de docente, com o estágio na Escola Secundária José Régio em Vila do Conde.
Foi orientadora de Estágio da Universidade do Minho do ciclo de estudos para formação de professores de informática.
Desde 2009 é professora do Quadro do agrupamento de Escolas Gaia Nascente, onde já fez parte do conselho geral e atualmente exerce funções de adjunta na direção do agrupamento.
A par das suas funções profissionais fez parte do Executivo da Junta da Freguesia de Ermesinde em 2009 e da Assembleia de Freguesia de Ermesinde em 2013. Desde 2017 é deputada na Assembleia Municipal de Valongo pelo PCP.

Fotos: AD/JNR