Onomatopeia leva mais uma vez a literatura infantil até Valongo

A Câmara Municipal de Valongo leva a efeito de 13 a 16 de maio o Festival de Literatura Infantil Onomatopeia. Este ano terá como tema “Viagens à Janela”.

Este ano o evento, cuja planificação está a cargo de Adélia Carvalho, terá uma forma mista, com natural destaque para os meios digitais. Serão quatro dias com mais de 40 horas de programação diversa com a presença de três dezenas autores e ilustradores portugueses mas também angolanos, colombianos e brasileiros.

Para além dos conteúdos online, a programação do Onomatopeia inclui conteúdos presenciais como exposições em espaços públicos das cidades de Valongo e Ermesinde. O Onomatopeia leva às montras dos estabelecimentos das ruas com mais comércio de Valongo e Ermesinde ilustrações de Anabela Dias sobre obras dos escritores que participam no evento.

No espaço Fórum Cultural de Ermesinde ocorre a exposição coletiva de Ilustração infantil “Cinco Histórias, Cinco Personagens”, com curadoria de Adélia Carvalho, e com ilustrações de Cátia Vidinhas, Evelina Oliveira, Gonçalo Viana, Sérgio Condeço e Sandra Sofia Santos. A ideia é levar até aos mais pequenos os grandes clássicos da literatura infantojuvenil, casos de Peter Pan, O Livro da Selva, O Feiticeiro de Oz ou Tom Sawyer.

Haverá 10 batalhas inéditas e em direto entre 20 autores, a presença de mais de 50 artistas e convidados, onde se incluem escritores, ilustradores, músicos, atores, jornalistas, contadores de histórias, animadores, videastas, fotógrafos… numa viagem pela literatura com os pés assentes em Valongo, mas com a imaginação e a palavra à solta por 5 países de 3 continentes diferentes.

Participam os autores Afonso Cruz, Marta Bernardes, Ana Luisa Amaral, Blandina Franco, David Machado, Inês Fonseca Santos, Isabel Zambujal, João Ferreira Oliveira, José Carlos Lollo, José Luís Peixoto, Lúcia Vicente e Luisa Noguera Arrieta, Manuela Ribeiro, Nuno Artur Silva, Ondjaki ,Angola Paulo M. Morais, Pedro Seromenho, Raquel Patriarca, Rita Taborda Duarte, Rui Zink Sandro William Junqueira e Valter Hugo Mãe.
Moderadores: Adélia Carvalho, Ana Daniela Soares Ferreira, Andreia Brites, Rui Couceiro, Luis Ricardo Duarte, Maria João Costa, ,Pedro Miguel C Silva .
Ilustradores: Cátia Vidinhas, Evelina Oliveira, Gonçalo Viana, Sérgio Condeço e Sandra Sofia Santos.

A Onomatopeia deste ano inclui apresentações de livros e conversas à volta dos mesmos que farão viajar até destinos longínquos como o arquipélago das Galápagos e a Colômbia para conhecer duas famílias portuguesas com filhos pequenos que concretizam diariamente o sonho de viver e viajar pelo mundo de barco e em família.

CLIQUE E VEJA O PROGRAMA COMPLETO