Valongo vai ter novos Paços do Concelho

Valongo vai ter um novo edifício para Paços do Concelho. A apresentação pública do projeto de arquitetura dos Novos Paços do Concelho e Centro Cívico de Valongo da autoria do arquiteto Miguel Ibraim Rocha realiza-se na próxima segunda-feira, dia 4 de novembro, às 11h00, no Museu Municipal de Valongo.

O edifício será construído nos terrenos localizados entre as escolas Secundária de Valongo e Básica Vallis Longus, junto ao atual edifício que, desde 1989, alberga temporariamente a Câmara Municipal e que é manifestamente desadequado e insuficiente para dar resposta às necessidades dos serviços municipais e da população.

Segundo nota de imprensa da autarquia, o ano de 2020 vai ficar marcado pelo arranque do projeto de construção dos novos Paços do Concelho e Centro Cívico de Valongo, materializado num edifício e numa praça envolvente que refletem os conceito da multifuncionalidade e da sustentabilidade, da transparência, da igualdade e da identidade. Trata-se de um espaço disruptivo na sua forma que representa uma trilobite e também nas múltiplas funções que vão desde a cidadania, da cultura, da educação, da arte e da difusão de conhecimento.

Os novos Paços do Concelho estão estimados em 7 000 000€.