Panfino e Doce Vale ganham concurso da Regueifa e do Biscoito

A Panfino, na categoria Regueifa, e a Doce Vale, na Categoria Biscoito, foram os grandes vencedores da 6º edição do Concurso da Melhor Regueifa e Biscoito da Feira 2019. A Padaria e Confeitaria Neta e a Padaria do Susão venceram respetivamente o segundo e terceiro lugares, na categoria Regueifa. A Panfino e a Croquembouche alcançaram respetivamente a segunda e terceira classificações na categoria Biscoito.
Este ano, manteve-se o conceito da regueifa tradicional, tendo, apenas, um pormenor em linha de conta: a diminuição da quantidade de sal, que teve na base o projeto Selo Pão “Menos sal, mesmo sabor”, um projeto da Direção-Geral de Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e da Associação dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares.
Já no que respeita ao Biscoito, a aposta recaiu, novamente, na associação da inovação à tradição na confeção de um novo biscoito que tem, como ingrediente base, uma percentagem de farinha alternativa à de trigo. À inovação juntou-se, também, a preocupação na redução da quantidade de açúcar e na utilização de uma gordura mais saudável: o azeite.
O critério de forma permitiu que os concorrentes dessem azo à sua criatividade, na criação de um biscoito em forma de brinquedo tradicional, outra das logomarcas identitárias do concelho.
Aceitaram o desafio de participar na edição deste ano:
– Vila Beatriz – Pão Quente e Pastelaria, Lda., Ermesinde – Regueifa
– Padaria Panfino, Campo – Biscoito e Regueifa
– Divino Doce, Panificação Lda., Campo – Regueifa
– Croquembouche, Alfena – Regueifa e Biscoito
– Padaria Irmãos Moreira, Lda., Valongo – Regueifa
– Padaria e Confeitaria Neta, Lda., Ermesinde – Regueifa
– Padaria do Susão – António Abreu Costa, Lda., Valongo – Regueifa
– Fonte de Sabores, Ermesinde – Regueifa
-Confeitaria Doce Vale, Ermesinde – Biscoito
Parabéns a todos.
Pelo 6º ano consecutivo, a Câmara Municipal de Valongo promoveu a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, com a parceria da Junta de Freguesia de Valongo.
Esta iniciativa pretende preservar e promover uma das grandes tradições desta terra, que faz com que seja conhecida, um pouco por toda a parte, como “Valongo, terra da Regueifa”.
E é precisamente nessa linha de preservação e promoção de uma das nossas logomarcas que se encaixa a realização deste concurso.
Membros do júri:
António Luís Gonçalves Brito
Possui o curso de pastelaria. Mantém-se atualizado realizando com frequência diversas formações, promovidas pelo Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar, nomeadamente de confeção de pastelaria e doçaria conventual, pastelaria fina, pasteis, cake design, entre outras. Desde 1997, é ele próprio formador em diversas entidades nas áreas de pastelaria e panificação. É Chefe Pasteleiro e Padeiro em diferentes padarias e pastelarias.
José António Costa Alves da Silva
Em representação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto, Mestre pela Faculdade de Letras da Universidade Coimbra em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade. É consultor na área de restauração e organização de eventos e desenvolve a atividade de formador em diversas empresas na área de Food & Beverage. Ao longo da carreira teve o privilégio de ter chefiado espaços de prestígio, como o Palácio da Bolsa, a Feitoria Inglesa, a Alfandega do Porto e em outros monumentos nacionais, com caterings de elevada envergadura e mediatismo, que engrandeceram o seu percurso profissional.
Por ser reconhecido o seu mérito na área da restauração, tem sido convidado regularmente para participar como membro de Júri em provas de avaliação de competências técnicas. Este reconhecimento fez com que o ICEP, o convidasse para divulgar a cultura gastronómica Portuguesa no Panamá – Brasil.
Regina Silva
Possui formação académica em Gestão Hoteleira. Leciona as disciplinas de Hotelaria e Restauração há 19 anos, em diversas escolas públicas e provadas do país. É responsável pela organização de serviços de catering em variadíssimas instituições.

Recorde aqui o balanço do evento feito por José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, Ivo Neves, presidente da Junta de Valongo e Rosa Maria Rocha, padeira-mor da Confraria do Pão, Regueifa e Biscoito de Valongo. https://www.facebook.com/jornalnovo2/videos/1242952709212369/