Jovem valonguense campeão nacional de rápidas (xadrez)

André Ventura Sousa sagrou-se Campeão Nacional de Rápidas

O jovem valonguense de 19 anos, André Ventura Sousa é o novo campeão nacional de rápidas, tendo conquistado o título no passado dia 2 de junho nos Campeonatos Nacionais de Rápidas, realizados em São João da Madeira.

Para o Mestre Internacional valonguense, nascido em abril de 2000, este foi um triunfo decidido (quase) no último lance pois à entrada para a décima primeira e última ronda o Campeão Nacional Absoluto de 2017 seguia com nove pontos, empate com o Grande Mestre Jorge Viterbo Ferreira e com o grande Mestre Luís Galego e o Mestre FIDE José Pereira Santos a apenas uma vitória de distância e com possibilidade de alcançarem o título.

Uma brilhante partida na última ronda frente ao Grande Mestre António Fernandes, atual campeão nacional absoluto, permitiu ao jovem xadrezista valonguense manter-se no topo da classificação e assim conquistar mais um título para o seu já rico palmarés.

André Ventura Sousa terminou no 1º lugar com um total de 10 pontos em 11 possíveis, resultado de 10 vitórias e apenas uma derrota frente ao conceituado Grande Mestre Luís Galego. O pódio ficou ainda completo com o segundo lugar do Grande Mestre Jorge Viterbo Ferreira, sendo terceiro o Grande Mestre Luís Galego.

A primeira metade do ano tem sido de sucesso para o jovem estudante universitário de Engenharia, com a conquista de vários títulos, quer a nível distrital, quer a nível nacional e bons desempenhos em alguns dos principais torneios dos circuitos competitivos da Federação Portuguesa de Xadrez.