Começam a conhecer-se os candidatos autárquicos para o concelho de Valongo

Apesar de ainda antes das Eleições Autárquicas de outubro, os portugueses terem de escolher os deputados à Assembleia da Republica dia 18 de maio, começam a conhecer-se os candidatos autárquicos no concelho de Valongo.
À Câmara conhece-se o candidato do PS, Paulo Esteves Ferreira, atual vice-presidente da autarquia e do CHEGA Rui Marques da Silva, membro da Assembleia Municipal, enquanto os candidatos dos outros partidos não foram ainda divulgados.
No que se refere às Juntas de Freguesia, a freguesia mais atrasada neste processo é Valongo, onde não são conhecidos os candidatos. Do lado do PS, a opinião é que ainda há tempo para escolher, isto se Cláudia Lima decidir não concorrer.
Do lado do PSD fala-se em dois nomes, o presidente do Núcleo Rui Marques ou um independente ligado ao mundo associativo.
Quanto à nova freguesia de Sobrado, o PS já aprovou Nuno Pereira da Silva (Nuno Bica) como candidato. Este candidato já foi velho da bugiada, tendo por isso uma relação de proximidade com a Festa de S. João.
Em relação ao PSD, o nome que vai avançar é o da advogada Ana Lourenço, sendo atualmente dirigente do PSD e, que curiosamente está também ligada à Festa de S. João, já que vai ser a juíza da festa em 2026.
Recorde-se que tradicionalmente Sobrado era uma freguesia com tendência de voto PSD e Ana Lourenço será a primeira mulher candidata a presidente da Junta.
Na outra freguesia nova, Campo, o candidato do PS está aprovado e trata-se de José Manuel Carvalho, atual chefe de gabinete do presidente da Câmara de Valongo. José Manuel Carvalho é ligado ao associativismo, tendo por exemplo sido músico da Banda de Campo.
Do lado do PSD, embora não haja aprovação oficial, sabe-se que o candidato será Pedro Teixeira, presidente do Núcleo do PSD Campo/Sobrado e também presidente da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Encarnação.
Em Ermesinde não se sabe ainda quem é o candidato do PSD, sendo que pelo lado do PS, o atual presidente da Junta, Miguel Oliveira, vai tentar ganhar as eleições pela primeira vez, já que ascendeu à liderança da Junta por desistência do anterior presidente João Morgado.
Quanto a Alfena, do lado do PS, o atual presidente Luís Miguel Caetano vai tentar renovar a vitória de há 4 anos.
Nesta freguesia também não se sabe quem vai liderar o PSD, embora se fale de Sérgio Pinto, que se candidatou nas últimas eleições.
Entretanto em Alfena, também se fala que pode voltar a ir à luta Arnaldo Soares, que foi presidente da Junta por vários mandatos eleito por um movimento independente.
O Jornal Novo Regional vai atualizando a situação na edição em papel de 23 de abril, e dia a dia na edição online, sendo que os partidos interessados devem enviar toda a informação que julguem pertinente para noticias@jornalnovoregional.pt