Maia com planos para a Educação

Fotografia: CMM @DR

Em vista está a construção de uma Creche em Vila Nova da Telha e a ideia da criação de um Campus de Formação Profissional.

Vai nascer em Vila Nova da Telha, na Maia, uma Creche e consequentemente mais 200 novas vagas no concelho, até 2025. Quem o anunciou foi a Câmara Municipal que aprovou a medida em reunião pública, no passado dia 19 de agosto.

Esta nova Creche será gerida pela Santa Casa da Misericórdia da Maia e reflete o “compromisso do executivo municipal na ampliação da oferta educativa para a primeira infância, promovendo uma ampliação do número de vagas e contribuindo para um acesso universal ao direito à educação”, diz a autarquia.

Um investimento que se vai juntar ao apoio às creches de Folgosa, Águas Santas e Gemunde.

Outra medida também aprovada, por unanimidade, foi o alargamento do Escalão C aos alunos do ensino básico e secundário que enfrentam dificuldades financeiras. Esta decisão permitirá uma redução no custo das refeições escolares, na componente de acolhimento e prolongamento de horário e na aquisição de material escolar.

No total a autarquia vai investir perto de dois milhões de euros no conjunto das medidas de carácter social, incluindo a aprovação do Cabaz de Natal 2024 e, ainda, o apoio à construção de um lar residencial para a instalação de um Centro Integrado de Bem-Estar e Saúde, da responsabilidade da ASMAN, vocacionado para idosos com demência.

Ainda no plano da Educação, a Maia colocou em cima da mesa, numa reunião de trabalho com o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, a criação de um Campus de Formação Profissional no Município.

O encontro sentou à mesa a Câmara Municipal da Maia, representada pela Vice-Presidente, Emília Santos, o Presidente do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes, e o Diretor Regional do IEFP, César Ferreira, bem como o CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, local onde aconteceu a reunião, e o CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel.

De acordo com a autarquia, a concretizar-se este será o primeiro do género a nível nacional “que resulta da ambição deste Município em criar um polo de excelência em formação profissional e, assim, responder aos desafios emergentes do mercado de trabalho, fomentando respostas à medida para as cerca de 20 000 empresas sediadas no concelho”, sublinha o Município.

PUB