Serviço de Intervenção Ambiental da LIPOR fecha 2023 com a entrega de 3 630 toneladas de materiais

No total, 31.325 pessoas foram abrangidas por ações diversas que incluíram a instalação de equipamentos, entre contentores e sinalética.

Segundo dados disponibilizados pela LIPOR, o SIAC – Serviço de Intervenção Ambiental Customizado – dirigido a entidades das áreas educativa, social ou empresarial, encerrou o ano de 2023 com 79 novas implementações e 95 monitorizações realizadas e resultou na entrega estimada de 3.630 toneladas de materiais para a reciclagem. Além disso foram realizadas 98 ações de sensibilização e 88 horas de formação, abrangendo 1 123 pessoas, apesar de terem sido atingidas 31 325 pessoas no total.

Dados: LIPOR

Entre outras atividades empreendidas durante o ano, realizaram-se mais 17 ações com cedência de equipamentos e/ou integração com circuitos de deposição e recolha dedicada em eventos como o TEDxPorto e a QSP SUMMIT.

A quantidade estimada de material direcionado para reciclagem por meio das ações do SIAC permitiu evitar a emissão de 2.290 toneladas de CO2, o que representa o equivalente a circulação de 881 automóveis em um ano.

“O SIAC apresenta-se como uma oferta de proximidade, assente numa abordagem simples, mas ambiciosa e criteriosa, que muda a realidade da gestão de resíduos das instituições, tornando-a comum e sustentável”, refere a LIPOR. O SIAC disponibiliza apoio técnico especializado na operacionalização do processo de gestão de resíduos das instituições. Pode saber mais sobre o serviço, aqui

PUB