Portugal apurou-se para o torneio pré-olímpico de Andebol

Seleção de Andebol beneficiou da derrota da Áustria e assegurou a última vaga no pré-olímpico, que se disputa em março.

A Seleção portuguesa de Andebol garantiu, esta quarta-feira, o apuramento para o torneio pré-olímpico de andebol para os Jogos Paris 2024, depois de beneficiar da vitória da Islândia sobre a Áustria.

O Selecionador Nacional, Paulo Pereira, não podia estar mais satisfeito e em declarações à Federação de Andebol de Portugal, o líder garante que os Heróis do Mar tudo vão fazer para escalar mais uma montanha: “Tal como nós desde o início perseguimos, [o nosso objetivo] era a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico, portanto, estamos muito felizes. Primeiro, porque, pelo que fizemos, merecemos e, segundo, porque, uma vez mais, vamos ter uma seleção portuguesa a lutar por um lugar nos Jogos Olímpicos pela segunda vez consecutiva e vamos fazer tudo para nos qualificarmos novamente. É uma montanha muito grande de escalar mas nós, em Portugal, temos alpinistas de referência e, por isso, vamos aprender com eles a escalar coisas muito difíceis, com fado ou sem ele. Vamos lutar até à exaustão para o conseguir.”

Depois do empate com os Países Baixos por 33 golos na ‘main round’ do Grupo II, Portugal garantiu o 7º lugar ao beneficiar da vitória da Islândia sobre a Áustria, por 26-24, na 5ª jornada do ‘main round’ do Grupo I do Europeu.

A disputa por uma vaga na mais desejada competição internacional, acontece durante o mês de março e está distribuída por três torneios. Esta será a segunda vez na história que Portugal vai disputar uma qualificação para os Jogos Olímpicos.

Portugal assegurou assim o sétimo lugar no Euro2024, que se disputa na Alemanha, a segunda melhor prestação de sempre em campeonatos europeus, depois do sexto posto em 2020.

O ermesindense Paulo Oliveira (ponta) e Miguel Martins (central), natural da maia, foram dois dos jogadores convocados para o Europeu e que ajudaram a equipa das quinas em mais uma prova “de fogo”.

PUB