Uma Central Única que junta em rede cinco corporações de bombeiros, a Polícia Municipal e a Proteção Civil já está instalada no Goldpark, em São Cosme, e vai entrar em funcionamento a 1 de março, data em que se assinala o Dia Internacional da Proteção Civil. O investimento foi de 540 mil euros.
O modelo e o funcionamento desta nova central, composta por cerca de 490 operacionais, começou a ser pensado em 2016, avança o Jornal de Notícias. O Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, fala num “sonho de muitos anos” que “permitirá gerir melhor os recursos, poupar dinheiro e, sobretudo, aumentar a eficiência da resposta e reduzir o tempo de chegada dos meios de socorro ao cidadão”, lê-se numa publicação no Facebook do autarca.
Ao mesmo orgão de comunicação, o comandante operacional municipal de Gondomar, Artur Teixeira, explicou algumas das principais novidades implementadas com este novo sistema. “Tudo passará a ser feito a nível digital” e deixam de ser utilizados “aparelhos com rádios SIRESP e Rede Operacional dos bombeiros em separado”. Também foram instalados sistemas GPS em cerca de 100 viaturas para disponibilizar um meio de socorro o mais rápido possível depois de recebido o alerta do 112 ou do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS).
