Gondomar atinge recorde de 190 mil pessoas na Noite Branca

Fotografia: CMG // Facebook @DR

Milhares de pessoas cobriram as ruas da cidade de branco, no dia 7 de setembro.

A noite mais longa do ano de Gondomar, bateu mais um recorde: trouxe à cidade 190 mil pessoas que seguiram o mote, vestiram-se de branco e celebraram nas ruas. A festa arrancou às 18 horas e estendeu-se até de madrugada.

A iniciativa contou com nove horas de programação cultural, que incluiu espetáculos musicais e acrobáticos, performances teatrais, estátuas vivas, animação de rua, artesanato e, claro, associativismo.

Matias Damásio, Vítor Kley e Dillaz foram os cabeças de cartaz e fizeram a festa no palco principal (Palco D’ouro), a par deste, o mapa do evento tinha mais seis palcos espalhados pelo recinto entre eles: Anos 80, Urbano, Eletrónico, Funk, Tradições e Performances.

Ao longo da noite, muitas pessoas foram chegando à festa e enquanto se divertiam com a música ao vivo, deliciavam-se com as iguarias apresentadas pelas inúmeras “barraquinhas” espalhadas pelo local representando o movimento associativo do concelho. No total estiveram presentes no evento 115 coletividades, número que teve também um crescimento de 10% face ao ano passado.

O evento marcou também, o primeiro dia das Festas do Concelho, que se prolongam até 13 de outubro.

A próxima edição da Noite Branca Gondomar já tem data marcada: será a 6 de setembro de 2025.

Rixa marcou a madrugada da festa

O final da Noite Branca foi ainda marcado por dois esfaqueamentos. Tratou-se de uma rixa entre jovens. Um rapaz de 17 anos e uma jovem de 19 sofreram ferimentos ligeiros, na Avenida 25 de Abril (no centro de São Cosme). As causas estão ainda por apurar. As vítimas foram assistidas no local pelas equipas de bombeiros destacadas para o evento, sendo posteriormente transportados para o hospital.

O suspeito e a companheira acabaram por ser detidos pela PSP e Polícia Municipal, que atuaram de imediato e montaram uma caça ao homem.

PUB