As candidaturas para ficar com um dos 22 pedaços de terra ainda estão abertas, mas já foi inaugurada a nova horta biológica do bairro Mineiro, em São Pedro da Cova. Assim, o município de Gondomar passa a ter 229 talhões para cultivo biológico e 222 compostores, no âmbito do projeto Horta à Porta, da LIPOR.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, além de “funcionarem como um espaço de excelência para a educação para a agricultura e a importância que tem nas nossas vidas, as hortas comunitárias inseridas em meio urbano permitem continuar o caminho para modos de produção cada vez mais saudáveis”.
Note-se que as candidaturas para trabalhar um destes espaços verdes na nova horta comunitária ainda estão a decorrer. A inscrição pode ser submetida através deste link, ou por contacto telefónico a partir do número 224662650.
Com a chancela da LIPOR e dos restantes municípios associados, o projeto Horta à Porta quer contribuir para reduzir os resíduos nas cidades, principalmente a matéria orgânica que, com estes espaços onde há espaço para a compostagem, acaba por ter uma nova utilização. Ao mesmo tempo, promove-se a reconversão dos solos urbanos. Também se pretende melhorar a qualidade de vida das populações com a produção alimentar biológica e com a criação de hábitos de cooperação e partilha.
