Esta segunda-feira 30 foi assinado o protocolo que oficializa a chegada do programa “ABC da Bola” à Maia, depois de ter sido implementado em Gondomar, na semana passada. A ideia desta iniciativa da Associação de Futebol do Porto é incentivar as crianças a jogar mais futebol e futsal em contexto escolar.
Foi a Escola Básica do Paço, na freguesia de Águas Santas, que acolheu a cerimónia de assinatura do protocolo e é lá que o projeto vai ser implementado numa fase inicial. De acordo com o presidente da Associação de Futebol do Porto, José Neves, esta é já a quinta escola do distrito do Porto que adota o programa.
O objetivo é “atingir as 18 escolas, ou seja, uma escola por concelho”, defende o responsável, que também deixou uma nota sobre a presença feminina nestas modalidades. Portugal continua a ser um país com pouca representatividade feminina. “Queremos mais atletas, mais árbitras, mais enfermeiras, mais médicas, mais dirigentes”, defendeu José Neves.
Na cerimónia também esteve presente o vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, que apadrinhou a iniciativa e recordou que a autarquia foi pioneira na implementação da prática desportiva junto dos alunos do 1.º ciclo em 1989. “Estamos sempre recetivos a novos desafios”, disse o representante da Câmara Municipal.
Recorde-se que o “ABC da Bola” quer aumentar o número de praticantes de futebol e futsal, sensibilizar os jovens para a prática desportiva e, numa próxima fase, colocar estas modalidades no calendário de atividades de enriquecimento escolar para que as crianças as possam praticar na disciplina de educação física e motora.
