Este Natal, pode ir até Porto São Bento e Ermesinde num comboio histórico a vapor

Uma edição especial de Natal do Comboio Histórico a Vapor. É esta a proposta da Comboios de Portugal (CP) para assinalar a quadra natalícia, desta vez entre Ermesinde e Porto São Bento. As viagens começam já este sábado 17 e custam 10€ para adultos e 5€ para crianças dos 4 aos 12 anos.

A composição de cinco carruagens históricas rebocada por uma locomotiva a vapor vai circular no próximo fim de semana, sábado 17 e domingo 18, quinta-feira 22 e sexta-feira 30, mas também em janeiro do próximo ano, no sábado 7 e no domingo 8. Em todas as viagens há animação a bordo, com um grupo de rancho folclórico.

No âmbito de uma colaboração inédita entre a CP e o Município de Valongo, uma locomotiva a vapor vai rebocar cinco carruagens entre as estações de Porto – São Bento e Ermesinde, onde os visitantes podem desfrutar da maior árvore de Natal do país, instalada no Parque Urbano de Ermesinde, perto da Estação Ferroviária.

Com 55 metros de altura e milhares de luzes led coloridas, a funcionar entre as 18h00 e as 23h00, esta instalação, deslumbra os visitantes com os seus efeitos luminosos.

Para viajar de Porto São Bento até Ermesinde, há dois comboios por dia. O primeiro parte às 15.03 da emblemática estação portuense, com chegada prevista às 15.29, o segundo inicia a viagem às 19.55 e termina o percurso às 20.21. Esta é uma boa oportunidade para conhecer a Aldeia Natal do Parque Urbano de Ermesinde e ver a maior árvore de Natal do país, a poucos passos da estação de comboios.

Se preferir iniciar a viagem em Ermesinde, concelho de Valongo, em direção à estação de Porto São Bento, o primeiro comboio parte às 16.40 e chega ao Porto às 17.18. Às 21.25 parte o segundo comboio histórico a vapor do dia, devendo chegar a São Bento às 22.10, mesmo a tempo de apreciar as iluminações natalícias da Invicta, que se desligam às 23.00 nos dias de semana e às 24.00 de sexta-feira, sábado ou vésperas de feriados.

O que precisa de saber mais sobre esta iniciativa natalícia? O bilhete deste comboio histórico a vapor natalício permite-lhe viajar de forma ilimitada. “Os portadores de bilhetes para o Comboio de Natal a Vapor poderão ainda viajar, sem limitação, nos comboios Urbanos do Porto durante o próprio dia”, esclarece a CP em comunicado. A compra pode ser feita online ou nas bilheteiras. Boa viagem.