Celebrar a Poesia, a Árvore e a Água

CELEBRAR A POESIA

Hoje (dia 21) à noite (21h), na Biblioteca de Valongo, decorre um Sarau Poético para celebrar o Dia Mundial da Poesia. Participam autores locais, Rotary Clube de Valongo (Universidade Sénior) e alunos das escolas do concelho.

A entrada é livre, mas limitada ao espaço existente.

DIA DA ÁRVORE

Valongo celebra o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, o Dia da Poesia e o Dia Mundial da Água com um conjunto atividades, dirigidas à comunidade escolar e educativa e para toda a família.

O programa já se iniciou às 9h30, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), no Jardim da Vila Beatriz, e oferece jogos didáticos, oficinas, peddy papper, ações de formação, entre tantas outras iniciativas.

Veja aqui a Programação Completa

No final do dia de hoje será realizado um Curso de Compostagem Caseira, promovido pela Lipor, dirigido a toda a população, entre as 18h00 e as 20h30.

HORA DE FECHAR A TORNEIRA

O Município de Valongo associa-se à iniciativa «H2OFF – Hora de fechar a torneira!», que a APDA promove, pelo 2.º ano consecutivo no âmbito do Dia Mundial da Água, com o objetivo de motivar a mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando à proteção e preservação da mesma.

O desafio é simples: fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00 do dia 22 de março, Dia Mundial da Água, num gesto deliberado e consciente.

A primeira edição contou com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, de norte a sul do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, e ainda com o envolvimento de dezenas de figuras públicas denominados de Embaixadores, nomeadamente artistas, atletas, entre outras personalidades reconhecidas a nível nacional e internacional, sendo objetivo, nesta segunda edição, aumentar o número de envolvidos neste importante movimento que é de todos. Também a comunidade escolar está a ser convidada a aderir e a dinamizar a ação junto de alunos, famílias e amigos.

Num momento em que Portugal enfrenta um cenário de seca em todo o país, torna-se imperioso lançar a discussão sobre o uso eficiente da água e cabe a todas as entidades promover uma reflexão sobre o tema, sendo essencial a mudança de comportamentos no que ao consumo da água diz respeito.

O Dia Mundial da Água foi instituído em 1993 pela ONU e pretende promover a reflexão sobre os problemas que ameaçam este recurso, essencial à vida. Este dia também homenageia todos os que estão na linha da frente a assegurar que os serviços públicos essenciais de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais sejam prestados com a devida qualidade.

Convicta da relevância deste movimento de cidadania, que se pretende que contribua para a valorização da água através de uma ação mediática e de sensibilização a nível nacional, a Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA desafia também as entidades públicas e privadas a associarem-se à H2OFF – Hora de fechar a torneira! e a divulgarem esta ação internamente e junto da comunidade.