A gala final da 9ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo acontece este sábado 5 às 18.00 no Auditório Dr. António Macedo, no centro da cidade. Vão ser conhecidos os 20 projetos vencedores, mas também divulgadas as novidades da próxima edição deste projeto de democracia participativa.
Note-se que no próximo ano os 20 projetos vencedores vão beneficiar de uma verba de 250 mil euros, um aumento de 50 mil euros face à atual edição. O aumento da verba disponível tem sido uma constante desde o arranque do projeto: na primeira edição, em 2014, foram disponibilizados apenas 10 mil euros para a concretização de um projeto; já em 2018 (5ª edição), a verba passou a 120 mil euros para 12 projetos. Na última edição, em 2021, o valor investido foi de 10 mil euros para cada um dos 20 projetos vencedores, valor que se mantém agora na 9ª edição.
Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, “o Município de Valongo é já uma referência nacional e internacional na implementação de orçamentos participativos. Mas queremos fazer cada vez mais e melhor. Por isso, no arranque do 10.º OPJV vamos aumentar a dotação global para 250 mil euros e criar a categoria Verde, para promover a educação ambiental e o combate às alterações climáticas. Vamos continuar a ser embaixadores verdes e a honrar o European Green Leaf Award, que a Comissão Europeia nos distinguiu em 2022”. O autarca acrescenta ainda que “o sucesso desta iniciativa resulta da execução a 100% dos projetos vencedores”.
O município promete dar a conhecer as novidades da próxima edição durante a gala final deste sábado, mas avança, desde já, algumas mudanças. A criação de uma “categoria verde” é uma delas, mas também vai ser aumentada a exigência dos critérios de exigência de admissão dos projetos e envolvida a comunidade académica com a Universidade de Aveiro, para aferir o impacto desta iniciativa na comunidade.
A fase de votações já terminou, mas pode consultar as propostas no site da iniciativa e, inclusive, ouvir os “pitch’s” desta edição para ficar a conhecer um pouco melhor cada um destes projetos.
