Câmara de Gondomar tem novo serviço de atendimento para comunidade surda

A Câmara Municipal de Gondomar tem um novo serviço de atendimento para a comunidade surda. Chama-se Serviin e trata-se de uma plataforma de vídeo-interpretação, que permite aos cidadãos entrar em contacto com os serviços municipais através de um intérprete à distância.

O acesso a esta plataforma faz-se online, no Portal do Cidadão Surdo (que funciona para smartphones e tablets), estando disponível de segunda-feira a sexta-feira, entre as 09.00 e as 17.30 horas. Assim que é feito o primeiro contacto na plataforma,  é estabelecida conexão com o serviço e o interprete fará a intermediação da comunicação entre as duas partes.

“Com a implementação deste serviço, o Município de Gondomar, que tem vindo a adotar medidas para se tornar mais inclusivo, pretende ajudar a quebrar as barreiras comunicacionais entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte, promovendo a independência dos munícipes surdos, a igualdade de acessos e a sua autonomia no contexto do contacto com o poder local”, descreve a autarquia.